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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Moacir Domingos da-
dc.date.accessioned2020-02-10T21:27:02Z-
dc.date.available2020-02-10T21:27:02Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationSILVA, M. D. O uso da música no ensino aprendizagem de língua inglesa: análise do discurso de resistência nas músicas de Bob Marley. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 373-388.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12692-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectDiscurso de resistênciapor
dc.titleO uso da música no ensino aprendizagem de língua inglesa: análise do discurso de resistência nas músicas de Bob Marleypt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoO uso de músicas no ensino de língua inglesa é uma ferramenta que contribui para a aprendizagem de forma lúdica. Nesse contexto, as músicas de Bob Marley têm ainda o diferencial de oportunizar um debate a respeito de questões raciais, pós-coloniais e relativas ao discurso de resistência, temas que se materializam nas composições como palavras de ordem chamando para a mobilização social. Esse trabalho tem o objetivo de enfocar as principais categorias e procedimentos da Análise do Discurso que podem subsidiar a análise de letras de músicas para se utilizar em aulas nas quais se possam trabalhar o letramento crítico explorando os temas, a teia de significados e os efeitos de sentido que caracterizam o discurso de resistência do reggae. O procedimento de análise apresentado tem como base o método desenvolvido por Pêcheux (2002), que propõe o entrecruzamento momentos de análise descritiva da estrutura e de análise interpretativa das estratégias discursivas na busca por se compreender os efeitos de sentidos da mensagem e, ou, narrativa que faz do texto um acontecimento discursivo. A metodologia inclui reflexões sobre a tensão que se dá entre a descrição e interpretação e a respeito do gesto de interpretação que realiza a relação do sujeito com a língua e com a história.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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