Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12702
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Charge em foco: uma proposta multimodal para o ensino de línguas |
Autor(es): | Menezes, Talita Santos Leal, Vanesca Carvalho |
Data do documento: | Ago-2019 |
Resumo: | Os textos multimodais apresentam-se, cada vez mais, na contemporaneidade, em que formas inovadoras de comunicação, através de recursos visuais como a imagem e o verbal, se fundem e constroem novos sentidos. Assim, a palavra escrita passa a ser apenas parte da mensagem. Dessa forma, o estudo objetiva discutir a contribuição da charge (texto multimodal) para o processo de ensino e aprendizagem de línguas, pois é um texto que atinge um vasto público, envolve caricaturas de personagens e objetiva ironizar acontecimentos da atualidade. Para isso, propõe-se uma sequência didática, tendo como elemento motivador uma charge intitulada “Desigualdades sociais”. Os procedimentos para a elaboração dessa sequência foram baseados na proposta de Freire (2007). Este estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que reúne pressupostos teóricos defendidos por Barbosa (2015), Dionisio (2011), Kress e Leeuwen (2006 [1996]), Rojo (2008; 2009; 2012), Santos, Castro e Silva (2017), entre outros. Os resultados do trabalho apontam para as potencialidades da charge como recurso didático-pedagógico e mostram que, através dos elementos multissemióticos, esse gênero pode servir de apoio em atividades de leitura e escrita, em análises discursivas e ideológicas, bem como em discussões sobre problemas sociais e políticos do país. |
Palavras-chave: | Charge Multimodalidade Ensino de línguas |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | MENEZES, T. S.; LEAL, V. C. Charge em foco: uma proposta multimodal para o ensino de línguas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 243-257. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12702 |
Aparece nas coleções: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ChargeEmFoco.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.