Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Maurício José Ferreira-
dc.date.accessioned2020-02-11T00:34:25Z-
dc.date.available2020-02-11T00:34:25Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationLOPES, M. J. F. Concepções de linguagem & perspectivas pedagógicas no ensino de LI: a superação de paradigmas por um ensino mais significativo nas escolas públicas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 207-221.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12705-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectConcepções de linguagempor
dc.subjectPerspectivas pedagógicaspor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectEscola públicapor
dc.titleConcepções de linguagem & perspectivas pedagógicas no ensino de LI: a superação de paradigmas por um ensino mais significativo nas escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoSegundo Canagarajah, o “Estruturalismo foi adotado na Linguística para tratar a linguagem como um sistema gramatical autodefinido e autônomo, internalizado na mente humana”. As características gramaticais abstratas constituem o principal sistema de transporte de significado, espaço, tempo, contingências sociais e materiais, na versão fundacional de Saussure (CANAGARAJAH, 2018, p. 269, tradução minha). No contexto do ensino público do componente Língua Inglesa, a naturalização de uma concepção de língua como sistema pode levar a uma contradição e incompatibilidade entre as concepções de língua e linguagem dos documentos curriculares oficiais deste componente e aquela concepção de língua e linguagem que professores(as) de LI trazem de suas formações pré-serviço ou de experiências pedagógicas anteriores a ela (CELANI, 2006). Neste artigo apresentarei os dados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em 2018 na Rede Pública Municipal de São Paulo em contexto de formação e implementação curricular e discutirei porque uma grande parcela de professores de LI ainda foca no ensino do sistema ou de aspectos linguísticos e gramaticais. O estudo de documentos curriculares em LI revela também que a questão das concepções de língua e linguagem envolve uma disputa política para além de ser uma questão meramente teórico-método-epistemológica.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepcoesLinguagemPerspectivasPedagogicas.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.