Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12707
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Relatos de identidades bi/multi/trans/linguajantes: uma experiência pedagógica
Autor : Halu, Regina Celia
Peixoto, Ricardo
Nascimento, Maria Fernanda Lemes do
Fecha de publicación : ago-2019
Resumen: Realizada pela professora e por dois alunos de uma disciplina de Linguística Aplicada, no curso de Letras Inglês da UFPR, a experiência pedagógica apresentada enfoca as reflexões sobre suas relações com as línguas que haviam aprendido, explorando os conceitos de conhecimento, realidade e língua, estranhando e familiarizando-se com diversos termos relativos aos diferentes status, usos e funções das línguas. Apoiada em uma proposta de Canagarajah (2014) e nas reflexões de Garcia e Wey (2014), a experiência utilizou narrativas de letramento para permitir a reflexão sobre suas experiências com diferentes línguas e suas possíveis tensões linguístico-identitárias. As narrativas foram objeto de análise, nela considerando as consequências que podiam advir da tentativa de assumir identidades multilíngues ou translíngues nas comunidades das quais eram participantes. Ao final, foram levantadas as consequências pessoais e pedagógicas tanto para a professora quanto para os alunos. O processo todo envolveu a escrita colaborativa de um artigo abordando os relatos, os conceitos teóricos e os questionamentos linguístico-identitários.
Palabras clave : Multilinguismo
Translinguismo
Identidade
Narrativas
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : HALU, R. C.; PEIXOTO, R..; NASCIMENTO, M. F. L. Relatos de identidades bi/multi/trans/linguajantes: uma experiência pedagógica. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 171-192.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12707
Aparece en las colecciones: V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RelatosIdentidadesBiMultiTransLinguajantes.pdf1,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.