Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Uma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização?
Autor(es): Alves, Juliana Barbosa
Souza, Iris Santos de
Data do documento: Ago-2019
Resumo: Levando-se em consideração que a Linguística Aplicada e seu foco sobre a linguagem como fenômeno social (MENEZES; GOMES, 2009) dialoga com outras áreas do saber, por ser Indisciplinar (MOITA LOPES, 2009), como a Análise Crítica do Discurso, a qual investiga e expõe a visão que se tem da aprendizagem cidadã desse grupo vulnerável (PEDROSA, 2018), devido ao seu engajamento político, visando a igualdade social (MELO, 2018). Iremos dialogar com os Estudos Surdos (QUADROS, 1997), no que tange à construção de sua identidade enquanto sujeito (PERLIN, 1998), em meio às mudanças socioculturais. Isto posto, nosso objetivo é analisar os discursos da comunidade surda contidos nos comentários do Facebook sobre o tema da redação do ENEM 2017, verificando como estes discursos constituem suas identidades. Os resultados das análises desses textos/discursos, trouxe a luz reflexões discursivas e sociais sobre as identidades cidadãs, resultantes da aprendizagem cidadã dos atores sociais da comunidade surda.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Análise crítica do discurso
Comunidade surda
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: ALVES, J. B.; SOUZA, I. S. Uma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização? In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 14-28.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseCriticoDiscursivaFacebook.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.