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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Bruna Marquezine de | - |
dc.contributor.author | Caetano, Andrews Veikman Nunes | - |
dc.contributor.author | Souza, Marcelo Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T20:51:18Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11T20:51:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, B. M.; CAETANO, A. V. N.; SOUZA, M. P. Reflexões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional à luz do pensamento sociológico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-3013 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13007 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Educação escolar | por |
dc.subject | LDB | por |
dc.subject | Sociologia da educação | por |
dc.title | Reflexões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional à luz do pensamento sociológico | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe dialogar com os aspectos sociológicos que dinamizam o território da educação brasileira. Buscar-nos-emos identificar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB os aspectos sociológicos que se materializam nos processos de integração da sociedade com a escola, sugerindo uma reflexão à luz de uma educação que se adequa às necessidades do aluno e não a lógica de um aluno servindo aos interesses de um modelo de escolarização. Para tanto, à vista do embasamento cabível, o currículo escolar, bem como sua base nacional comum, serão postos em tela para discorrer sobre a analogia em nível de concretude do interesse social no bojo do ambiente de ensino. Além disso, os processos sociais de ensino e aprendizagem e as relações sociais que se articulam com os processos educativos serão apontados como elementos desmistificadores do pensamento sociológico no cenário da educação brasileira. Como conclusões deste trabalho, espera-se pontuar a construção do ser social proposto pela LDB, estendendo-se as reflexões aos benefícios e limitações do modelo socioeducacional no que versa sobre a produção social no âmbito do ensino. A metodologia utilizada para este estude foi à revisão de literatura, na qual foram consultadas obras de autores representantes da educação, da sociologia da educação, além do marco legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT06 - Pensamento Social e Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ReflexoesLeiDiretrizesBasesEducacaoNacional.pdf | 208,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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