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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Bruna Marquezine de-
dc.contributor.authorCaetano, Andrews Veikman Nunes-
dc.contributor.authorSouza, Marcelo Pereira-
dc.date.accessioned2020-03-11T20:51:18Z-
dc.date.available2020-03-11T20:51:18Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, B. M.; CAETANO, A. V. N.; SOUZA, M. P. Reflexões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional à luz do pensamento sociológico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13007-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectLDBpor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.titleReflexões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional à luz do pensamento sociológicopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe dialogar com os aspectos sociológicos que dinamizam o território da educação brasileira. Buscar-nos-emos identificar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB os aspectos sociológicos que se materializam nos processos de integração da sociedade com a escola, sugerindo uma reflexão à luz de uma educação que se adequa às necessidades do aluno e não a lógica de um aluno servindo aos interesses de um modelo de escolarização. Para tanto, à vista do embasamento cabível, o currículo escolar, bem como sua base nacional comum, serão postos em tela para discorrer sobre a analogia em nível de concretude do interesse social no bojo do ambiente de ensino. Além disso, os processos sociais de ensino e aprendizagem e as relações sociais que se articulam com os processos educativos serão apontados como elementos desmistificadores do pensamento sociológico no cenário da educação brasileira. Como conclusões deste trabalho, espera-se pontuar a construção do ser social proposto pela LDB, estendendo-se as reflexões aos benefícios e limitações do modelo socioeducacional no que versa sobre a produção social no âmbito do ensino. A metodologia utilizada para este estude foi à revisão de literatura, na qual foram consultadas obras de autores representantes da educação, da sociologia da educação, além do marco legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT06 - Pensamento Social e Educação

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