Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13340| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos | 
| Título: | A leitura e a criação escrita como práticas privilegiadas ao ensino da língua portuguesa no Colégio Estadual Eduardo Silveira – Itabaiana/SE | 
| Autor(es): | Santos, Fabiana Souza Lima, Letícia Oliveira Santos, Maria Leticia Mendonça Melo, Mateus Costa Souza, Pedro Augusto Goes de Andrade, Raiany Brunielly Souza de Mendonça, João de Carvalho Quintela, Vilma Mota | 
| Data do documento: | Fev-2020 | 
| Resumo: | Apresentamos aqui os objetivos, a metodologia e os principais resultados alcançados, por nosso grupo, com a realização do projeto “Práticas orientadas para a formação de leitores”, do Departamento de Letras de Itabaiana – UFS, vinculado ao PIBID- Língua Portuguesa. Em nosso projeto, enfatizamos a importância da leitura e da escrita na educação básica, tendo como foco principal o conto literário. Por meio da leitura compartilhada de uma série de contos de autores consagrados e do estudo dos elementos da narrativa e dos elementos identificadores desse gênero textual, ao longo do processo, foi possível desenvolver, nos alunos do Colégio Estadual Eduardo Silveira de Itabaiana-SE, habilidades de leitura e escrita, estimulando, por meio de atividades dinâmicas, o gosto pela literatura. O resultado, dentre outros, foi uma colheita significativa de textos criativos, parte dos quais foram publicados em um blog, desenvolvido com a finalidade de abrir espaço à divulgação dessa produção. Alguns desses textos, foram transformados em peças teatrais e encenados na ação de extensão “Experiências de iniciação à docência no Ensino Básico: compartilhando saberes”, coordenada pela professora Vilma Mota Quintela e executada com a participação dos supervisores e estagiários do grupo. | 
| Palavras-chave: | Conto literário Ensino básico Escrita Leitura Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | 
| Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | 
| Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | 
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13340 | 
| Aparece nas coleções: | PIBID Português (Itabaiana) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraJoaoCarvalho.pdf | 151,63 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | |
| PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraJoaoCarvalho.ppt | 17,49 MB | Microsoft Powerpoint | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
