Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Carolyne Mayara Silva-
dc.contributor.authorNascimento, Diana Santos do-
dc.contributor.authorNunes, Daiane Tarrago-
dc.contributor.authorSantos, Hiago Bezerra dos-
dc.contributor.authorColaça, Joyce Palha-
dc.contributor.authorFreitas, Katia Anastacia do Nascimento-
dc.contributor.authorSouza, Leticia Santos-
dc.contributor.authorSantos, Maria Thayná Melo-
dc.contributor.authorSantos, Valmeire Oliveira-
dc.date.accessioned2020-05-19T12:19:30Z-
dc.date.available2020-05-19T12:19:30Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectSenso críticopor
dc.titleA trajetória do PIBID e o desenvolvimento do senso crítico nas aulas de espanhol do Centro de Excelência Atheneu Sergipensept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à trajetória do subprojeto de espanhol no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Visamos, para tanto, apresentar os temas trabalhados em classe durante o período, bem como as atividades das quais participamos em diversos momentos do projeto: partes do corpo humano e padrões de beleza no contexto de classe do pibid espanhol; español sin fronteras feria gastronómica; la visión de la lgbtfobia em México y Brasil; La desigualdad en América Latina; el feminicídio; y el analfabetismo. Ademais, ressaltamos também a importância de possibilitar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos nas aulas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, doravante PIBID do projeto de espanhol. Como metodologia, nossas oficinas foram construídas inicialmente pela análise das necessidades dos grupos da escola, que nos permitiram produzir materiais informativos e que discutissem questões de seu interesse, com base nas discussões realizadas sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. (OCEM, 2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - 1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM - 2000), para a aplicação de oficinas em sala de aula. Como resultado, acreditamos que a partir das oficinas foram produzidos debates sobre os diversos temas, configurando-se um aprendizado significativo para os discentes da escola em pauta.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:PIBID Espanhol (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pdf203,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pptx12,17 MBMicrosoft Powerpoint XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.