Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Carolyne Mayara Silva | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Diana Santos do | - |
dc.contributor.author | Nunes, Daiane Tarrago | - |
dc.contributor.author | Santos, Hiago Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | Colaça, Joyce Palha | - |
dc.contributor.author | Freitas, Katia Anastacia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Souza, Leticia Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Thayná Melo | - |
dc.contributor.author | Santos, Valmeire Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T12:19:30Z | - |
dc.date.available | 2020-05-19T12:19:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13388 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | por |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.subject | Senso crítico | por |
dc.title | A trajetória do PIBID e o desenvolvimento do senso crítico nas aulas de espanhol do Centro de Excelência Atheneu Sergipense | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se à trajetória do subprojeto de espanhol no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Visamos, para tanto, apresentar os temas trabalhados em classe durante o período, bem como as atividades das quais participamos em diversos momentos do projeto: partes do corpo humano e padrões de beleza no contexto de classe do pibid espanhol; español sin fronteras feria gastronómica; la visión de la lgbtfobia em México y Brasil; La desigualdad en América Latina; el feminicídio; y el analfabetismo. Ademais, ressaltamos também a importância de possibilitar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos nas aulas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, doravante PIBID do projeto de espanhol. Como metodologia, nossas oficinas foram construídas inicialmente pela análise das necessidades dos grupos da escola, que nos permitiram produzir materiais informativos e que discutissem questões de seu interesse, com base nas discussões realizadas sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. (OCEM, 2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - 1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM - 2000), para a aplicação de oficinas em sala de aula. Como resultado, acreditamos que a partir das oficinas foram produzidos debates sobre os diversos temas, configurando-se um aprendizado significativo para os discentes da escola em pauta. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PIBID Espanhol (São Cristóvão) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pdf | 203,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Espanhol_ColegioAtheneuSergipense_DaianeTarrago.pptx | 12,17 MB | Microsoft Powerpoint XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.