Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaulino, Cleyton Bispo-
dc.contributor.authorGonsaga, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.authorAquino, Jheyze Tauane Nunes de-
dc.contributor.authorSantos, José Jamisson dos-
dc.contributor.authorFarias, José Gabriel dos Santos-
dc.contributor.authorFraga, Mariana Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Marlene Viana dos-
dc.contributor.authorSilva, Yasmim Moraes-
dc.contributor.authorLázaro, Gilderman Silva-
dc.contributor.authorMelo, Acácia Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2020-05-19T21:11:41Z-
dc.date.available2020-05-19T21:11:41Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13423-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectOficinaspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFerramentaspor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectQuímicapor
dc.titlePIBID: formas metodológicas de contextualizar o ensino de química no CODAP/UFSpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoÉ comum que os alunos do ensino médio tenham dificuldade em química, por diversos motivos. Algumas técnicas podem ser utilizadas a fim de minimizar essas dificuldades, tais como uso de aulas de monitorias, aulas experimentais e realização de oficinas. Os pibidianos intensificaram a utilização dessas atividades, para reforçar os conhecimentos obtidos em sala de aula onde foi detectado o surgimento de muitas dúvidas e questionamentos. Buscando dá celeridade ao processo ensino/aprendizagem através de repostas, em curto espaço de tempo os pibidianos propuseram o desenvolvimento de um instagram intitulado @ajudaaipibid, e um email ajudaaipibid@hotmail.com. Com essas ferramentas foi possível postar publicações interessantes, lançar curiosidades sobre o assunto abordado em sala de aula e enviar dúvidas oriundas das atividades realizadas, bem como facilitou a interação entre todos envolvidos no processo. Nesse contexto, detectamos maior interesse e melhor desempenho discente, pois as dúvidas eram sanadas quase que instantaneamente e isso facilitou de forma considerável o processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:PIBID Química (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Quimica_CODAP_GildermanLazaro.pdf278,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Quimica_CODAP_GildermanLazaro.pptx1,99 MBMicrosoft Powerpoint XMLVisualizar/Abrir
PIBID_Quimica_CODAP_GildermanLazaro.mp410,86 MBMPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.