Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13437
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A experimentação no ensino de química para o 2º ano do ensino médio: um relato de experiência do subprojeto PIBID/DQI no Centro de Excelência Atheneu Sergipense
Autor(es): Araújo, Diogo Delaias de Lima
Dória, Gabriel Barbosa
Lima, Jadson Dias
Nascimento, Maria Eduarda da Conceição Vieira
Pereira, Victor Alberto Oliveira
Lima, Patrícia Soares de
Sussuchi, Eliana Midori
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O presente trabalho busca relatar algumas experiências e eventos realizados durante período o de participação do projeto PIBID (Projeto de Bolsa de Iniciação à Docência) na escola. Através do subprojeto /DQI, buscou promove a integração entre universidade e escola, com a finalidade de estabelecer projetos de cooperação para melhorar a qualidade do ensino. Procurou também incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais, além de desenvolver trabalhos a fim de melhorar o ensino de Química fazendo os licenciandos obter experiências para aplicar futuramente no trabalho como docente. A monitoria e a feira de ciências assumiram um papel importante dentro de uma escola no que diz respeito à aprendizagem e ao entendimento das etapas que envolvem a construção do conhecimento científico. As atividades foram desenvolvidas em torno da experimentação no ensino de química através dos temas com os seus conteúdos foram Gerador eletroquímico um estudo da pilha de Daniel; Uma fruta, uma pilha; Água furiosa, Pasta de elefante, Produção do gás hidrogênio - estudo de catalisadores e o princípio de Le Chatelier; Identificação de vitamina c e Oxidação do ferro com Sulfato de cobre – estudo de oxido redução; Gasolina e suas propriedades, Serpente de faraó, Mine usina termoelétrica Sistema termoquímico – termoquímica / termodinâmica; Tinta invisível e Extintor de incêndio – reações; Teste da chama – modelos atômicos; Toque magico - tensão superficial. Para os alunos da escola todas as atividades ajudaram a desenvolver a autonomia e ações cientificas, além de oportunizar uma troca de ideias entre a escola e a universidade. As experiências contribuíram para que o licenciando vivesse na prática as dificuldades do trabalho docente, buscando soluções imediatas para melhorar o ensino de química no contexto da educação básica.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Química
Ensino de química
Experimentação
Relato de experiência
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma: por
Sigla da Instituição: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13437
Aparece nas coleções:PIBID Química (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense_PatriciaLima-Apresentacao.pdf874,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense_PatriciaLima.pdf109,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.