Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13577
Tipo de Documento: | Sequência didática |
Título: | Possibilidades para sensibilização ambiental por meio de práticas pedagógicas |
Autor(es): | Santos, Gilberto Jacó Carvalho |
Data do documento: | 2020 |
Orientador: | Carvalho, Márcia Eliane Silva de |
Resumo: | Através da sequência didática, o produto técnico elaborado apresenta sugestões aos
docentes que trabalham no ensino médio. As propostas pedagógicas aqui descritas podem ser
utilizadas em outros níveis da educação básica por não se tratar de um produto fechado, mas
sim de um conjunto de práticas pedagógicas que estimulam a participação dos discentes frente
aos problemas socioambientais apresentados.
Portanto, esta sequência didática é subsidiada nas práticas pedagógicas proposta aos
discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, localizado no município de Heliópolis –
BA, para identificar as problemáticas ambientais do açude Pindorama, localizado entre os
municípios de Heliópolis e Cícero Dantas – BA, o qual se encontra degradado principalmente
por falta de ações conscientes por parte da população.
Dessa maneira, a sequência didática inicia com uma palestra sobre Educação
Ambiental na unidade escolar com a participação dos discentes e docentes. Em seguida
realizadas oficinas do método de aplicação do Protocolo de Avalição Rápida e de Cartografia.
Dando sequência, foram realizadas saídas técnicas para observações dos problemas
socioambientais e entrevista aos moradores. Através da sequência didática, o produto técnico elaborado apresenta sugestões aos docentes que trabalham no ensino médio. As propostas pedagógicas aqui descritas podem ser utilizadas em outros níveis da educação básica por não se tratar de um produto fechado, mas sim de um conjunto de práticas pedagógicas que estimulam a participação dos discentes frente aos problemas socioambientais apresentados. Portanto, esta sequência didática é subsidiada nas práticas pedagógicas proposta aos discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, localizado no município de Heliópolis – BA, para identificar as problemáticas ambientais do açude Pindorama, localizado entre os municípios de Heliópolis e Cícero Dantas – BA, o qual se encontra degradado principalmente por falta de ações conscientes por parte da população. Dessa maneira, a sequência didática inicia com uma palestra sobre Educação Ambiental na unidade escolar com a participação dos discentes e docentes. Em seguida realizadas oficinas do método de aplicação do Protocolo de Avalição Rápida e de Cartografia. Dando sequência, foram realizadas saídas técnicas para observações dos problemas socioambientais e entrevista aos moradores. |
Palavras-chave: | Ciências ambientais Educação ambiental Barragens e açudes Recursos hídricos Revitalização Prática pedagógica Sequência didática |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13577 |
Aparece nas coleções: | Ciências Ambientais (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GILBERTO_JACO_CARVALHO_SANTOS-SeqDidatica.pdf | 347,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.