Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13577
Tipo de Documento: Sequência didática
Título: Possibilidades para sensibilização ambiental por meio de práticas pedagógicas
Autor(es): Santos, Gilberto Jacó Carvalho
Data do documento: 2020
Orientador: Carvalho, Márcia Eliane Silva de
Resumo: Através da sequência didática, o produto técnico elaborado apresenta sugestões aos docentes que trabalham no ensino médio. As propostas pedagógicas aqui descritas podem ser utilizadas em outros níveis da educação básica por não se tratar de um produto fechado, mas sim de um conjunto de práticas pedagógicas que estimulam a participação dos discentes frente aos problemas socioambientais apresentados. Portanto, esta sequência didática é subsidiada nas práticas pedagógicas proposta aos discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, localizado no município de Heliópolis – BA, para identificar as problemáticas ambientais do açude Pindorama, localizado entre os municípios de Heliópolis e Cícero Dantas – BA, o qual se encontra degradado principalmente por falta de ações conscientes por parte da população. Dessa maneira, a sequência didática inicia com uma palestra sobre Educação Ambiental na unidade escolar com a participação dos discentes e docentes. Em seguida realizadas oficinas do método de aplicação do Protocolo de Avalição Rápida e de Cartografia. Dando sequência, foram realizadas saídas técnicas para observações dos problemas socioambientais e entrevista aos moradores.
Através da sequência didática, o produto técnico elaborado apresenta sugestões aos docentes que trabalham no ensino médio. As propostas pedagógicas aqui descritas podem ser utilizadas em outros níveis da educação básica por não se tratar de um produto fechado, mas sim de um conjunto de práticas pedagógicas que estimulam a participação dos discentes frente aos problemas socioambientais apresentados. Portanto, esta sequência didática é subsidiada nas práticas pedagógicas proposta aos discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, localizado no município de Heliópolis – BA, para identificar as problemáticas ambientais do açude Pindorama, localizado entre os municípios de Heliópolis e Cícero Dantas – BA, o qual se encontra degradado principalmente por falta de ações conscientes por parte da população. Dessa maneira, a sequência didática inicia com uma palestra sobre Educação Ambiental na unidade escolar com a participação dos discentes e docentes. Em seguida realizadas oficinas do método de aplicação do Protocolo de Avalição Rápida e de Cartografia. Dando sequência, foram realizadas saídas técnicas para observações dos problemas socioambientais e entrevista aos moradores.
Palavras-chave: Ciências ambientais
Educação ambiental
Barragens e açudes
Recursos hídricos
Revitalização
Prática pedagógica
Sequência didática
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13577
Aparece nas coleções:Ciências Ambientais (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILBERTO_JACO_CARVALHO_SANTOS-SeqDidatica.pdf347,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.