Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13596
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Erisvaldo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-28T19:02:58Z | - |
dc.date.available | 2020-08-28T19:02:58Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13596 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Coesão (Linguística) | por |
dc.subject | Sinônimos e antônimos | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Fanfiction | por |
dc.title | Coesão referencial por substituição lexical sinonímica na produção escrita de fanfictions: uma proposta intervencionista de ensino | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bonifácio, Renata Ferreira Costa | - |
dc.description.resumo | Este Caderno Pedagógico apresenta os seguintes objetivos: contribuir para o desenvolvimento da habilidade de organização coesiva do texto; ampliar o repertório vocabular dos estudantes; potencializar a escrita como ferramenta de protagonismo e inserção social; e possibilitar o letramento digital, os múltiplos letramentos e semioses. Assim, este material pedagógico é direcionado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e apresenta estratégias de ensino que contribuem para o emprego adequado da coesão referencial por substituição lexical sinonímica, atrelado à escrita e reescrita de fanfictions, um gênero de texto emergente e que pertence ao universo digital. Desse modo, as atividades foram organizadas numa Sequência Didática que engloba leitura, compreensão e produção textual, além de explorar a seleção e a ampliação vocabular dos alunos. Encontra-se dividido em três momentos pontuais: uma introdução, com breves apontamentos teóricos sobre o estudo da coesão referencial, dos sinônimos, dos multiletramentos, do letramento digital e sobre o gênero fanfiction; posteriormente, aparece a sequência de atividades que materializam o Caderno Pedagógico (Apresentação da situação, Módulo I, Módulo II, Módulo III e Produção final); por último, são tecidas as considerações finais. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERISVALDO_SILVA_SANTOS-CadPedagogico.pdf | 15,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.