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dc.contributor.authorSantos, Jaci dos-
dc.date.accessioned2020-09-01T00:46:08Z-
dc.date.available2020-09-01T00:46:08Z-
dc.date.issued2020-02-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Jaci dos. Caçadores de sentidos : ressignificação do verbete. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissonal em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13608-
dc.description.abstractWe often look for instruments, in teaching, that increase the level of student (multi) literacies (ROJO, 2008; KLEIMAN, 2014; DUDENEY, 2016). With different goals, teacher and student become sense hunters in order to improve the process teaching learning. Detected in proposed survey to 9th grade students, from a public school in Aracaju City, their difficulty in understanding semantic aspects of words, in distinguishing textual genres as the entry from other texts and differentiating verse text from prose text. Given this, we propose didacticpedagogical intervention emphasizing the comprehension of semantic aspects present in the written text, specifically synonymy and polysemy, using work with the textual genre entry (DIONÍSIO, ROJO, MARCUSCHI) adopting the perspective of writing as a process (PASSARELI, 2012; SOARES, 2009). This didactic-pedagogical project, developed in PROFLETRAS systematized with didactic sequence (DOLZ e SCHENEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008) work with both dictionary and encyclopedia entries, exploring its features in print and virtual media like Wikipedia (DUDENEY, 2016), culminating with text writing. Besides that, we materialized the Verbeting game in the text, whose goal is to redefine in a playful way the Portuguese language class, encouraging dictionary consultation. Through experimenting with this game, the structure of the entry is explored, the synonymous and polysemic aspects of terms in a dynamic and interactive way. Therefore, this didacticpedagogical proposal leads the student to the habit of consulting entries and helps him to read and construct texts proficiently.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectLetramentospor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectSinônimos e antônimospor
dc.subjectPolissemiapor
dc.subjectTeoria da linguagempor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectVerbetepor
dc.subjectLanguage theoryeng
dc.subjectLiteracieseng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectEntryeng
dc.subjectSynonymeng
dc.subjectPolysemyeng
dc.titleCaçadores de sentidos : ressignificação do verbetept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Denise Porto-
dc.description.resumoNa docência, buscamos frequentemente instrumentos que ampliem o nível de (multi)letramentos dos estudantes (ROJO, 2008; KLEIMAN,2014; DUDENEY, 2016). Com objetivos diferentes, professor e aluno se tornam caçadores de sentidos a fim de aprimorarem o processo ensino-aprendizagem. Detectou-se em sondagem proposta a estudantes do 9º ano, de uma escola pública de Aracaju, dificuldade desses alunos em compreenderem aspectos semânticos das palavras, em distinguirem gêneros textuais como o verbete de outros textos e em diferenciarem texto em verso de texto em prosa. Diante disso, propomos intervenção didático-pedagógica, enfatizando a compreensão de aspectos semânticos presentes no texto escrito, especificamente a sinonímia e a polissemia, através do trabalho com o gênero textual verbete (DIONÍSIO, ROJO, MARCUSCHI) adotando a perspectiva da escrita como processo (PASSARELI, 2012; SOARES, 2009). Este relatório apresenta descrição do projeto didáticopedagógico desenvolvido no PROFLETRAS, no qual sistematizou por meio de sequência didática (DOLZ e SCHENEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008) o trabalho com verbete tanto de dicionário quanto de enciclopédia, explorando suas características em suportes impresso e virtual como a Wikipédia (DUDENEY, 2016), culminando com escrita de texto. Além disso, materializamos o jogo Verbetando no texto, cujo objetivo é ressignificar de forma lúdica a aula de língua portuguesa, incentivando a consulta ao dicionário. Através da experimentação desse jogo, exploram-se a estrutura do verbete, os aspectos sinonímico e polissêmico dos termos de modo dinâmico e interativo. Apresentamos também resultados e discussão acerca da produção escrita dos alunos realizada sob o prisma da avaliação processual. Portanto, essa proposta didático-pedagógica, além de levar o estudante a adquirir o hábito de consultar verbetes, contribui para que ele leia e construa textos de modo proficiente.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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