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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13608
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Caçadores de sentidos : ressignificação do verbete |
Autor(es): | Santos, Jaci dos |
Data do documento: | 11-Fev-2020 |
Orientador: | Cardoso, Denise Porto |
Resumo: | Na docência, buscamos frequentemente instrumentos que ampliem o nível de (multi)letramentos dos estudantes (ROJO, 2008; KLEIMAN,2014; DUDENEY, 2016). Com objetivos diferentes, professor e aluno se tornam caçadores de sentidos a fim de aprimorarem o processo ensino-aprendizagem. Detectou-se em sondagem proposta a estudantes do 9º ano, de uma escola pública de Aracaju, dificuldade desses alunos em compreenderem aspectos semânticos das palavras, em distinguirem gêneros textuais como o verbete de outros textos e em diferenciarem texto em verso de texto em prosa. Diante disso, propomos intervenção didático-pedagógica, enfatizando a compreensão de aspectos semânticos presentes no texto escrito, especificamente a sinonímia e a polissemia, através do trabalho com o gênero textual verbete (DIONÍSIO, ROJO, MARCUSCHI) adotando a perspectiva da escrita como processo (PASSARELI, 2012; SOARES, 2009). Este relatório apresenta descrição do projeto didáticopedagógico desenvolvido no PROFLETRAS, no qual sistematizou por meio de sequência didática (DOLZ e SCHENEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008) o trabalho com verbete tanto de dicionário quanto de enciclopédia, explorando suas características em suportes impresso e virtual como a Wikipédia (DUDENEY, 2016), culminando com escrita de texto. Além disso, materializamos o jogo Verbetando no texto, cujo objetivo é ressignificar de forma lúdica a aula de língua portuguesa, incentivando a consulta ao dicionário. Através da experimentação desse jogo, exploram-se a estrutura do verbete, os aspectos sinonímico e polissêmico dos termos de modo dinâmico e interativo. Apresentamos também resultados e discussão acerca da produção escrita dos alunos realizada sob o prisma da avaliação processual. Portanto, essa proposta didático-pedagógica, além de levar o estudante a adquirir o hábito de consultar verbetes, contribui para que ele leia e construa textos de modo proficiente. |
Abstract: | We often look for instruments, in teaching, that increase the level of student (multi) literacies (ROJO, 2008; KLEIMAN, 2014; DUDENEY, 2016). With different goals, teacher and student become sense hunters in order to improve the process teaching learning. Detected in proposed survey to 9th grade students, from a public school in Aracaju City, their difficulty in understanding semantic aspects of words, in distinguishing textual genres as the entry from other texts and differentiating verse text from prose text. Given this, we propose didacticpedagogical intervention emphasizing the comprehension of semantic aspects present in the written text, specifically synonymy and polysemy, using work with the textual genre entry (DIONÍSIO, ROJO, MARCUSCHI) adopting the perspective of writing as a process (PASSARELI, 2012; SOARES, 2009). This didactic-pedagogical project, developed in PROFLETRAS systematized with didactic sequence (DOLZ e SCHENEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008) work with both dictionary and encyclopedia entries, exploring its features in print and virtual media like Wikipedia (DUDENEY, 2016), culminating with text writing. Besides that, we materialized the Verbeting game in the text, whose goal is to redefine in a playful way the Portuguese language class, encouraging dictionary consultation. Through experimenting with this game, the structure of the entry is explored, the synonymous and polysemic aspects of terms in a dynamic and interactive way. Therefore, this didacticpedagogical proposal leads the student to the habit of consulting entries and helps him to read and construct texts proficiently. |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas Letramentos Gêneros literários Língua portuguesa Sinônimos e antônimos Polissemia Teoria da linguagem Gêneros textuais Verbete Language theory Literacies Textual genres Entry Synonym Polysemy |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | SANTOS, Jaci dos. Caçadores de sentidos : ressignificação do verbete. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissonal em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13608 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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