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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEvaristo, Natália Borges-
dc.date.accessioned2020-11-19T23:53:28Z-
dc.date.available2020-11-19T23:53:28Z-
dc.date.issued2020-09-16-
dc.identifier.citationEvaristo, Natália Borges. Wall e pedagogia do oprimido : uma análise das obras com o foco no ensino crítico de língua inglesa. São Cristóvão, 2020. Monografia (licenciatura Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13746-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetras estrangeiraspor
dc.subjectEnsino de inglêspor
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleThe Wall e pedagogia do oprimido : uma análise das obras com o foco no ensino crítico de língua inglesapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Façanha, Maria Amália Vargas-
dc.description.resumoEsse trabalho tem o objetivo de analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, a música Another Brick in the Wall (1979), da banda inglesa Pink Floyd, e o livro Pedagogia do Oprimido, do autor Paulo Freire (2019). Esse tema foi escolhido tendo em vista que o cenário educacional atual apresenta pontos em comum com o cenário em que ambas as obras formam produzidas, o que nos propusemos a problematizar. Para tal, na compreensão de que o ensino de inglês pode contribuir para a formação da cidadania crítica (MONTE MÓR;; MORGAN, 2014), foi nosso objetivo encontrar elementos comuns entre a letra da música e as ideias de Paulo Freire; pontos em que elas dialogam, mostrando a necessidade de construção coletiva de uma educação mais significativa, por meio construção crítica de sentidos, não apenas de memorização de conteúdos ou de aprendizado de regras gramaticais. Embasados no Letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011; JORDÃO, 2016), concluímos que nós, professoras e professores de inglês, ao ampliarmos nossas perspectivas sobre os processos de ensinar e aprender, assumindo uma posição mais crítica quanto ao ensino de nossas disciplinas, podemos contribuir para a promoção de mudanças importantes, tanto na formação inicial quanto continuada, ampliando nossa compreensão do que seja ser professor e do papel que a língua inglesa pode desempenhar na formação crítica de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentDLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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