Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14474
Tipo de Documento: Monografia
Título : A elaboração de indicadores pela OCDE como mecanismo de governança global em educação : o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC)
Autor : Borges, Luan Buriti
Fecha de publicación : 5-abr-2019
Director(a): Tómas de Aquino, Edson
Resumen: Em um contexto de governança global, as organizações internacionais ganham cada vez mais espaço para discutir educação, alterando as fronteiras da elaboração de políticas educacionais para além do âmbito nacional. A OCDE é um exemplo desse fenômeno, porque, embora careça de instrumentos coercitivos ou vinculantes em relação aos Estados, e tampouco forneça recursos financeiros para o cumprimento de políticas públicas, expandiu sucessivamente sua influência sobre as políticas de educação internacionalmente. Nesse sentido, o trabalho analisa a elaboração de indicadores em educação para a OCDE como mecanismo de governança global e posicionamento como ator central nesse tema, a partir dos anos 1990, com a elaboração do PISA. Para testar se a OCDE exerce governança através do PISA, faz-se uma análise comparativa entre o PISA e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular de 2017 no Brasil. Assim, o trabalho consistirá de uma revisão bibliográfica estruturada sobre os seguintes tópicos: 1) Histórico da OCDE em temas educacionais, com foco na elaboração do PISA como indicador de educação básica; 2) A utilização do PISA como mecanismo de governança global para OCDE em educação, com base no modelo de Jakobi e Martens (2010) e 3) A análise comparativa entre o PISA e a Base Nacional Comum Curricular no Brasil.
Resumen : In a context of global governance, international organizations gain increasingly power to discuss education, shifting the boundaries of educational policymaking beyond the national level. The OECD is an example of this phenomenon because, although it lacks coercive or binding instruments vis-à-vis States, nor does it provide financial resources for public policy, it has successively expanded its influence on education policies internationally. In this sense, the paper analyzes the elaboration of indicators in education by the OECD as a mechanism of global governance and its positioning as a central actor in this topic, from the 1990s with the elaboration of PISA. In order to test whether the OECD exercises governance through PISA, a comparative analysis is made between PISA and the content of the 2017 National Curricular Common Base in Brazil. Thus, the work will consist of a structured bibliographic review on the following topics: 1) OECD history in educational topics, focusing on the elaboration of PISA as an indicator of basic education; 2) The use of PISA as a global governance mechanism by OECD in education, based on Jakobi and Martens (2010) model; 3) The comparative analysis between PISA and the National Common Curricular Base in Brazil.
Palabras clave : Relações internacionais
Educação
Governança global
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Políticas educacionais globais
PISA
OCDE
Global governance
National Common Curricular Base
Global education policy
Área CNPQ: OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DRI - Departamento de Relações Internacionais
Citación : Borges, Luan Buriti. A elaboração de indicadores pela OCDE como mecanismo de governança global em educação : o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC). São Cristóvão, 2019. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14474
Aparece en las colecciones: Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luan_Buriti_Borges.pdf2,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.