Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14474
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | A elaboração de indicadores pela OCDE como mecanismo de governança global em educação : o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC) |
Autor : | Borges, Luan Buriti |
Fecha de publicación : | 5-abr-2019 |
Director(a): | Tómas de Aquino, Edson |
Resumen: | Em um contexto de governança global, as organizações internacionais ganham cada vez mais espaço para discutir educação, alterando as fronteiras da elaboração de políticas educacionais para além do âmbito nacional. A OCDE é um exemplo desse fenômeno, porque, embora careça de instrumentos coercitivos ou vinculantes em relação aos Estados, e tampouco forneça recursos financeiros para o cumprimento de políticas públicas, expandiu sucessivamente sua influência sobre as políticas de educação internacionalmente. Nesse sentido, o trabalho analisa a elaboração de indicadores em educação para a OCDE como mecanismo de governança global e posicionamento como ator central nesse tema, a partir dos anos 1990, com a elaboração do PISA. Para testar se a OCDE exerce governança através do PISA, faz-se uma análise comparativa entre o PISA e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular de 2017 no Brasil. Assim, o trabalho consistirá de uma revisão bibliográfica estruturada sobre os seguintes tópicos: 1) Histórico da OCDE em temas educacionais, com foco na elaboração do PISA como indicador de educação básica; 2) A utilização do PISA como mecanismo de governança global para OCDE em educação, com base no modelo de Jakobi e Martens (2010) e 3) A análise comparativa entre o PISA e a Base Nacional Comum Curricular no Brasil. |
Resumen : | In a context of global governance, international organizations gain increasingly power to discuss education, shifting the boundaries of educational policymaking beyond the national level. The OECD is an example of this phenomenon because, although it lacks coercive or binding instruments vis-à-vis States, nor does it provide financial resources for public policy, it has successively expanded its influence on education policies internationally. In this sense, the paper analyzes the elaboration of indicators in education by the OECD as a mechanism of global governance and its positioning as a central actor in this topic, from the 1990s with the elaboration of PISA. In order to test whether the OECD exercises governance through PISA, a comparative analysis is made between PISA and the content of the 2017 National Curricular Common Base in Brazil. Thus, the work will consist of a structured bibliographic review on the following topics: 1) OECD history in educational topics, focusing on the elaboration of PISA as an indicator of basic education; 2) The use of PISA as a global governance mechanism by OECD in education, based on Jakobi and Martens (2010) model; 3) The comparative analysis between PISA and the National Common Curricular Base in Brazil. |
Palabras clave : | Relações internacionais Educação Governança global Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Políticas educacionais globais PISA OCDE Global governance National Common Curricular Base Global education policy |
Área CNPQ: | OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DRI - Departamento de Relações Internacionais |
Citación : | Borges, Luan Buriti. A elaboração de indicadores pela OCDE como mecanismo de governança global em educação : o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC). São Cristóvão, 2019. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14474 |
Aparece en las colecciones: | Relações Internacionais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luan_Buriti_Borges.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.