Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14852
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Análise da abordagem/método de um material didático de inglês para o ensino médio |
Autor : | Lima, Alice Lidiane Cordeiro de |
Fecha de publicación : | oct-2021 |
Resumen: | É notório que o ensino de língua estrangeira sempre teve ligação com os métodos/abordagens existentes e o livro didático é um acompanhante na jornada do aluno para aprender a língua estrangeira desejada e também do professor que utiliza o LD como ferramenta de ensino. Este trabalho tem o objetivo de discorrer sobre o conceito de método/abordagem no ensino de inglês e identificar abordagens/métodos presentes nas unidades dos livros didáticos analisados. Para a realização deste estudo foi utilizado a pesquisa com natureza qualitativa com apoio no interpretativismo que recebeu arcabouço teórico de estudiosos como: Amaral (2014), Brown (2001), Richard e Rodgers (1999), Freeman (2010), Paiva (2009), Pinto e Pessoa (2009), Sant’Anna, Spaziani e Góes (2014), entre outros que possuem estudos sobre abordagens/métodos de ensino de línguas estrangeiras bem como estudos sobre o livro didático. O livro didático analisado foi o Way To Go! que faz parte do programa nacional do livro didático para o ensino médio, foram analisadas uma unidade presente em cada volume, os volumes que compõem a coleção são o volume 1,2 e 3. Como resultado da análise foi observado que as atividades presentes no livro possuem fortes características da abordagem comunicativa e pouca predominância de atividades com o método da gramática e tradução e do método audiolingual. Desta forma, é possível perceber que ter um olhar atencioso ao livro didático e a relação que este possui com as abordagens e métodos de ensino de línguas é importante para tornar o processo de ensino e aprendizagem melhor tanto para o professor quanto para o aluno, sendo assim o professor pode adaptar sua própria abordagem e a do material didático e trazer boas aulas para os alunos. |
Palabras clave : | Ensino de língua inglesa Ensino de língua estrangeira Língua inglesa Abordagem de ensino Métodos Material didático |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | LIMA, A. L. C. Análise da abordagem/método de um material didático de inglês para o ensino médio. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 140-151. |
License: | Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14852 |
Aparece en las colecciones: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaliseAbordagemMetodoMatDidatico.pdf | 926,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.