Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Késia Cristina dos Santos-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:58:37Z-
dc.date.available2022-02-09T13:58:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15033-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofUma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remotopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectSequência de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectMovimento circularpor
dc.subjectInstrução pelos Colegas (IpC)por
dc.subjectProduto educacionalpor
dc.titleUma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto (Produto educacional)pt_BR
dc.typeProduto educacionalpt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Celso José Viana-
dc.description.resumoO movimento circular (MC), em especial, o estudo da aceleração centrípeta é, constantemente, apresentado de forma mecanicista, não havendo possibilidade de se construir o aprendizado de forma construtiva e tendo o discente como protagonista deste processo. Diante disso, este produto educacional apresenta uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (TLS) que torna factível a compreensão dos conceitos físicos que alicerçam o MC como uma proposta para o Ensino Remoto, podendo ainda ser adaptada para a perspectiva presencial. Esta TLS integra a metodologia de IpC com o uso de ferramentas tecnológicas (TICs), de modo a potencializar o aprendizado de forma interativa. Esta TLS é desenvolvida considerando a Taxonomia da Bloom revisada como referência na construção dos objetivos de aprendizagem. Mediante isso, este produto tem como objetivo, inicialmente, o nível do lembrar, no que concerne aos conceitos de trajetória, grandezas vetoriais, período e frequência. Após esta etapa, tem-se como propósito construir o aprendizado do conceito de Movimento Circular e as grandezas envolvidas na descrição deste movimento como: Aceleração Centrípeta e Aceleração Tangencial. Para uma melhor compreensão do desenvolvimento estrutural desta sequência didática, ela foi dividida em 03 momentos, sendo estes subdivididos em etapas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Física (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KESIA_CRISTINA_SANTOS_VIEIRA-Prod_Educacional.pdf5,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.