Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Késia Cristina dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T13:58:37Z | - |
dc.date.available | 2022-02-09T13:58:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15033 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Uma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Sequência de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Movimento circular | por |
dc.subject | Instrução pelos Colegas (IpC) | por |
dc.subject | Produto educacional | por |
dc.title | Uma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto (Produto educacional) | pt_BR |
dc.type | Produto educacional | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Celso José Viana | - |
dc.description.resumo | O movimento circular (MC), em especial, o estudo da aceleração centrípeta é, constantemente, apresentado de forma mecanicista, não havendo possibilidade de se construir o aprendizado de forma construtiva e tendo o discente como protagonista deste processo. Diante disso, este produto educacional apresenta uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (TLS) que torna factível a compreensão dos conceitos físicos que alicerçam o MC como uma proposta para o Ensino Remoto, podendo ainda ser adaptada para a perspectiva presencial. Esta TLS integra a metodologia de IpC com o uso de ferramentas tecnológicas (TICs), de modo a potencializar o aprendizado de forma interativa. Esta TLS é desenvolvida considerando a Taxonomia da Bloom revisada como referência na construção dos objetivos de aprendizagem. Mediante isso, este produto tem como objetivo, inicialmente, o nível do lembrar, no que concerne aos conceitos de trajetória, grandezas vetoriais, período e frequência. Após esta etapa, tem-se como propósito construir o aprendizado do conceito de Movimento Circular e as grandezas envolvidas na descrição deste movimento como: Aceleração Centrípeta e Aceleração Tangencial. Para uma melhor compreensão do desenvolvimento estrutural desta sequência didática, ela foi dividida em 03 momentos, sendo estes subdivididos em etapas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KESIA_CRISTINA_SANTOS_VIEIRA-Prod_Educacional.pdf | 5,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.