Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15039
Tipo de Documento: | Produto educacional |
Título: | Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física (Produto educacional) |
Autor(es): | Moura, Felipe Esteves |
Data do documento: | 2020 |
Orientador: | Ribeiro, Tiago Nery |
Resumo: | Nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, o Ministério da Educação - MEC vem buscando métodos inovadores de estratégias de ensino, com o intuito de que os alunos aprendam a interligar os assuntos, associando-os com o dia a dia. Nesse sentido: "Os jogos e brincadeiras são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento. Permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe, utilizando a relação entre cooperação e competição em um contexto formativo." (BRASIL, 2002, p. 56). Com efeito, o jogo de tabuleiro representa uma alternativa dinâmica no processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos a percepção da existência de outras ferramentas de conhecimento tão interativas quanto às adquiridas através das novas tecnologias e do uso da internet. Neste sentido, a experiência com o jogo lúdico de tabuleiro resgata um aprendizado através de “jogos que acompanham a humanidade há muito tempo” (DUARTE, 2012, p. 1), representando uma novidade considerando que esta geração pertence à era digital. O tema escolhido para trabalhar com o jogo de tabuleiro foi o Consumo de Energia Elétrica Residencial. Justifica-se a escolha por notarmos dificuldades dos alunos em correlacionar o aprendizado em sala com o cotidiano; por acreditar que consumo elétrico residencial tem um bom potencial de ser um tema para ser discutido na realidade da sala de aula; além de entender que, se o aluno tiver uma competência de usar esse conhecimento em sua casa e conscientizar outras pessoas, não irá apenas reduzir a conta de energia elétrica da residência, mas também contribuirá com o meio ambiente. O jogo de tabuleiro, com seu caráter lúdico, possui todas as características necessárias para realizar uma conexão importante entre a teoria e a prática. |
Palavras-chave: | Ensino de física Jogo lúdico Consumo de energia elétrica residencial Eletricidade residencial Jogo de tabuleiro Produto educacional |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Parte de : | Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15039 |
Aparece nas coleções: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIPE_ESTEVES_MOURA-Prod_Educacional.pdf | 5,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.