Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15043
Document Type: Dissertação
Title: Elaboração de uma unidade de ensino para investigação da tensão de corte do LED
Other Titles: Development of a teaching unit to investigate the LED shear voltage
Authors: Santos, Robson Domingos da Cruz
Issue Date: 31-Jan-2020
Advisor: Oliveira Neto, Samuel Rodrigues de
Resumo : O ensino de física no Ensino Médio deve permitir a construção de conhecimentos necessários para a compreensão do mundo contemporâneo. Propomos aqui uma sequência, embasada na aprendizagem significativa de David Ausubel e organizadores prévios, que nos permite aproximar o aluno das novas tecnologias, e não somente isso, permite que ele tenha uma noção da física por traz dessas tecnologias, e saiba também as identificar. A sequência foi dividida em dois momentos, no primeiro aplicamos um organizador prévio implementado no Algodoo, utilizando os passos do ciclo PODS (Previsão, Observação, Demonstração e Síntese), que teve por objetivo desenvolver conceitos existentes na estrutura cognitiva dos alunos, necessários para a aprendizagem do conceito principal. No segundo momento foi desenvolvida uma aula demonstrativa com o Arduino utilizando um circuito simples que pudesse modificar o fluxo de corrente que passava no LED, obtendo um gráfico de tensão versus corrente para determinar a tensão de corte. Durante a demonstração fez-se necessário comentários sobre formação da barreira de potencial, teoria de bandas, semicondutores e junção PN. Concluímos que embora esta atividade ilustre a aplicação prática desses conceitos, estes necessitam de uma abordagem individual mais profunda para a assimilação adequada dos seus significados.
Abstract: The teaching of physics in high school should allow the construction of knowledge necessary for understanding the contemporary world. Here is a sequence, based on the significant learning of David Ausubel and previous organizers, that allows students to get closer to new technologies, and not only that, it allows them to have a sense of physics behind these technologies, and also to know how to identify. The sequence was divided into two moments, in the first application, an organizer previously implemented in Algodoo, using the steps of the PODS cycle (Prediction, Observation, Demonstration and Synthesis), which aimed at the concept of students' cognitive structure management, used for: learning the main concept. In the second moment, a demonstration class was developed with the Arduino, using a simple circuit that can modify the current flow that passes through the LED, obtaining a voltage versus current graph to determine the cutoff voltage. During a demonstration, comments were required on the formation of potential barriers, band theory, semiconductors and PN junction. It concludes that although this activity illustrates the practical application of these concepts, these procedures have a deeper individual approach for the adequate assimilation of their meanings.
Keywords: Ensino de física
Física moderna
Ciclo PODS
Previsão, Observação, Demonstração e Síntese (PODS)
Arduino
Teaching physics
Modern physics
PODS cycle
Prediction, Observation, Demonstration and Synthesis (PODS)
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citation: SANTOS, Robson Domingos da Cruz. Elaboração de uma unidade de ensino para investigação da tensão de corte do LED. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15043
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBSON_DOMINGOS_CRUZ_SANTOS.pdf6,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.