Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1531
Tipo de Documento: Artigo
Título: Produção de mudas de Tagetes erecta L. em função de substrato, fertilizante e calcário
Autor(es): Carvalho Filho, José Luiz Sandes de
Blank, Arie Fitzgerald
Costa, Andressa Giovannini
Silva-Mann, Renata
Data do documento: 2010
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi avaliar concentrações de fertilizantes orgânico e mineral em associação ou não com o substrato pó de coco e concentrações de fertilizante mineral e calcário na produção de mudas de cravo de defunto (Tagetes erecta L.). Os ensaios foram conduzidos na Fazenda Experimental "Campus Rural da UFS", localizado em São Cristóvão – SE. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 4, com três repetições, em que cada parcela constituiu de 24 plantas, para os dois ensaios. No primeiro ensaiou, avaliaram-se quatro doses de esterco bovino associado ao substrato pó de coco (0%, 20%, 40% e 60%) e quatro doses de NPK 6-24-12 + micronutrientes (Hortosafra®) (0; 1; 2; 4g/L). As mudas mais altas e com maior peso de matéria seca da parte aérea e raiz foram obtidas aplicando 4g de NPK/L de substrato, na ausência de esterco bovino. Para testar maiores dosagens de fertilizantes minerais a fim de se obter mudas mais vigorosas, foi implantado um segundo ensaio em que foram avaliadas quatro doses de NPK 6-24-12 + micronutrientes (0, 4, 8 e 12 g) e quatro doses de calcário dolomítico (0, 1, 2 e 3 g) por litro de pó de coco. A adubação com 8 g de NPK + micronutrientes e 1,5 g de calcário dolomítico por litro de substrato é o substrato mais indicado à produção de mudas vigorosas de Tagetes erecta.
Palavras-chave: Tagetes erecta
Adubação
Substrato
Pó de coco
Fertilizantes
ISSN: 1808-2793
Instituição/Editora: Associação Sergipana de Ciências
Citação: CARVALHO FILHO, J. S. et al. Produção de mudas de Tagetes erecta L. em função de substrato, fertilizante e calcário. Scientia Plena, Aracaju, v. 6, n. 7, 2010. Disponível em: <http://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/84>. Acesso em: 1 fev. 2016.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1531
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducaoTagetesErecta.pdf363,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.