Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15568
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título : | Cordel em sala de aula, |
Autor : | Santos, Francisca Amanda dos |
Fecha de publicación : | 30-ago-2019 |
Director(a): | Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
Resumen: | Como professores, sabemos da dificuldade em despertar o gosto pelas atividades de leitura e escrita sugeridas em sala de aula, bem como dos entraves para desenvolver, através delas, a criticidade em nossos alunos. Ademais, somam-se outras dificuldades ao cotidiano escolar, a exemplo da escassez de materiais adequados às reais necessidades de ensino-aprendizagem, a falta de incentivo ao aprimoramento e à atualização docente etc.. Mesmo diante desse cenário, muitos de nós desejamos proporcionar aos discentes aulas mais dinâmicas, mais interessantes e pensadas a partir de suas peculiaridades. Sendo assim, apresentamos aqui, como uma sugestão para nossas aulas, um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas em etapas visando a trabalhar o cordel como um aliado no debate acerca de temas de relevância social. Com isso, objetivamos contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, no sentido de enriquecer os exercícios propostos, bem como despertar o senso crítico dos alunos por meio desses. O instrumento utilizado para apresentar esses apontamentos e discussões será o caderno pedagógico intitulado Cordel em sala de aula, o qual resulta de um trabalho desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), coordenado pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. O caderno se organiza da seguinte forma: a introdução, a parte teórica, relato de um trabalho com o cordel, proposta de sequência, roda de leitura com cordelista, leitura e produção de textos a partir de cordéis como forma de enfrentamento a preconceitos e estereótipos, sugestões de materiais, considerações finais. Como um produto não acabado, o caderno pedagógico permite outras contribuições e análises. Espera-se que sirva de incentivo ao trabalho pedagógico com cordéis e contribua com o ensino de língua materna. |
Palabras clave : | Ethos Discursivo Estereótipos Cordel Escola |
Es parte de: | Um olhar discursivo em relação ao cordel: reflexões sobre preconceito e estereótipos na sala de aula |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15568 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA_AMANDA_DOS_SANTOS-Caderno_pedagógico.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.