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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Luiz Carlos de Souza-
dc.date.accessioned2022-05-23T13:34:04Z-
dc.date.available2022-05-23T13:34:04Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Carlos de Souza. A diversidade linguística e o uso do celular: relato, reconhecimento e contextualização. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15744-
dc.description.abstractThe school, traditionally, favors normative grammar in Portuguese classes, as a “standard” language to be learned by the student. This outdated posture conceives the apprentice as a mere spectator of the learning process, causing a circumstance of the silencing of linguistic diversity. Therefore, it is emphasized the need to insert significant social practices, based on the culture of the students, to give new meaning to pedagogical practices. It is worth mentioning that the present research does not fit in a sociolinguistic perspective, that is, a field study with the objective of envisioning the gradual changes of the language. The terms linguistic variation and diversity are used as synonyms, conceiving them as differentiated achievements or uses of language, according to Costa (2012). The work in question aimed to use the cell phone as a support for motivation and appreciation of language, from significant contexts of social practice. As a product, a pedagogical notebook was designed that instigated the use of the cell phone as a propellant of the oral narrative based on the imagery of significant scenes for the students. The occasions of oral exposure served as an event for the perception of diversity. In addition, reading and textual interpretation integrated the notebook. Such referral sought to concurrently inhibit linguistic prejudice, promoting the convergence of linguistic diversity in the school environment. This study was developed in a class of the eighth grade of elementary school, composed of thirty-five students, members of the state school system of Sergipe. The students were part of the student body of the morning shift of a school unit, located in the urban area of the municipality of Itabaiana. The theoretical contribution was supported by Kleiman (2005) and Soares (2009) about literacy events; Freitas (2010) on digital literacy; Rojo (2012) around multi-tools; mobile learning, by Xavier (2005, 2013) and Barral (2012); the linguistic variation, by Freitag (2013), Nogueira (2012), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004 and 2011) and Faraco (2004); linguistic diversity and variation, by Costa (2012); the digital resource, by Araújo (2010); in addition to teaching Portuguese, by Messias (2012) and Suassuna (2009). Finally, it reached the revival of linguistic diversity in the classroom, through the acts of reporting, recognizing and contextualizing language mobility.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectSmartphonespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDiversidade linguísticapor
dc.subjectCelularpor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectLinguistic diversityeng
dc.subjectCell phoneeng
dc.subjectPedagogical notebookeng
dc.titleA diversidade linguística e o uso do celular : relato, reconhecimento e contextualizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Elaine Cristina Silva-
dc.description.resumoA escola, tradicionalmente, privilegia nas aulas de língua portuguesa a gramática normativa, enquanto “padrão” de língua a ser aprendido pelo aluno. Essa postura ultrapassada concebe o aprendiz como mero expectador do processo de aprendizagem, provocando circunstância do silenciamento da diversidade linguística. Frisa-se, então, a necessidade da inserção de práticas sociais significativas, a partir da cultura do alunado, para ressignificar as práticas pedagógicas. Vale ressaltar que a presente pesquisa não se enquadra numa perspectiva sociolinguística, ou seja, um estudo de campo com o objetivo de vislumbrar as mudanças graduais da língua. Utilizam-se os termos variação e diversidade linguísticas enquanto sinônimos, concebendo-os enquanto realizações ou usos diferenciados da linguagem, conforme Costa (2012). O trabalho em questão objetivou recorrer ao celular enquanto suporte de motivação e valorização da linguagem, a partir de contextos significativos de prática social. Enquanto produto, delineou-se um caderno pedagógico que instigou o uso do celular como propulsor da narrativa oral a partir do registro imagético de cenas significativas para os estudantes. As ocasiões de exposição oral serviram de evento de percepção das diversidades. Além disso, a leitura e a interpretação textual integraram o caderno. Tal encaminhamento buscou inibir concomitantemente o preconceito linguístico, promovendo a convergência da diversidade linguística no âmbito escolar. Este estudo foi desenvolvido numa turma do oitavo ano do ensino fundamental, composta de trinta e cinco alunos, integrantes da rede estadual de ensino de Sergipe. Os discentes integraram o corpo estudantil do turno matutino de uma unidade escolar, localizada na zona urbana do município de Itabaiana. O aporte teórico amparou-se em Kleiman (2005) e Soares (2009) acerca dos eventos de letramento; Freitas (2010) sobre o letramento digital; Rojo (2012) em torno dos multiletramentos; a aprendizagem móvel, de Xavier (2005, 2013) e Barral (2012); a variação linguística, de Freitag (2013), Nogueira (2012), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004 e 2011) e Faraco (2004); diversidade e variação linguística, de Costa (2012); o recurso digital, de Araújo (2010); além de o ensino de língua portuguesa, de Messias (2012) e Suassuna (2009). Alcançou, por fim, o avivamento da diversidade linguística na sala de aula, por meio dos atos de relatar, de reconhecer e de contextualizar a mobilidade da língua.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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