Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15893
Document Type: Dissertação
Title: Educação patrimonial: um olhar sobre as Igrejas de Penedo – AL e a distinção social no Século XVIII
Authors: Macêdo, Emanuelle Socorro Goes de
Issue Date: 21-Feb-2022
Advisor: Oliveira, Itamar Freitas de
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo a construção do roteiro didático denominado Pequeno Manual de Educação Patrimonial: um direcionamento para uso do patrimônio penedense, que tem como intuito preparar o professor para uma educação patrimonial eficaz. Para este trabalho utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, tendo como principais autores Bittencourt, Zarbato, Almir Oliveira, Ernani Méro, Fabiane Alves, Paulo Freire e Hall. O roteiro viabiliza a aplicação da metodologia da educação patrimonial no ensino de história como maneira de desenvolver a curiosidade epistemológica necessária para implementação do conhecimento autônomo de caráter crítico-libertário, tendo como foco as questões étnicoraciais do século XVIII, perpassando pela história religiosa penedense como fator preponderante para distinção racial ocorrida no dezoito.
Abstract: The present work had as objective the construction of the didactic script called Small Manual of Heritage Education: a direction for the use of the Penedense heritage, which aims to prepare the teacher for an effective heritage education. For this work, a literature review was used as a methodology, having as main authors Bittencourt, Zarbato, Almir Oliveira, Ernani Méro, Fabiane Alves, Paulo Freire and Hall. The script enables the application of the methodology of heritage education in the teaching of history as a way to develop the epistemological curiosity necessary for the implementation of autonomous knowledge of a critical-libertarian nature, focusing on ethnic-racial issues of the 18th century, passing through Penedo's religious history as a preponderant factor for the racial distinction that occurred in the eighteenth century.
Keywords: Educação patrimonial
Patrimônio
Penedo (AL)
Roteiro didático
Distinção étnico-racial
Heritage education
Penedean heritage
Didactic script
Ethnic-racial distinction
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: MACEDO, Emanuelle Socorro Goes de. Educação patrimonial: um olhar sobre as Igrejas de Penedo – AL e a distinção social no Século XVIII. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15893
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELLE_SOCORRO_GOES_MACEDO.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.