Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15913
Tipo de Documento: Monografia
Título: Estudo do grau de similaridade entre embalagens de produtos lácteos
Autor(es): Braz, Kecieli Martins
Data do documento: 1-Jun-2022
Orientador: Mazzutti, Simone
Resumo: A identidade visual formada pelo conjunto de atributos de uma embalagem, como formato, material utilizado, cores escolhidas, rótulo, entre outros, é designada como trade dress. Na indústria de alimentos, as embalagens também podem ser utilizadas como estratégia competitiva na comercialização dos produtos. Muitos consumidores têm se confundido na hora da compra de produtos tradicionais, levando para casa produtos similares, como é o caso da mistura láctea condensada como substituto do leite condensado e do composto lácteo em pó ao invés de leite em pó. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de similaridade entre embalagens do leite condensado e da mistura láctea condensada, assim como do leite em pó e do composto lácteo em pó da mesma marca. Foram avaliados os atributos dessas embalagens, buscando verificar se o trade dress de produtos tradicionais está sendo utilizado na comercialização dos produtos similares. Para isso, foi realizado um levantamento preliminar para a elaboração de um checklist, as cores predominantes, ilustrações, tamanhos e preços dos derivados lácteos. Em seguida, foram selecionados produtos tradicionais e similares de uma mesma marca, Mococa e Triângulo para leite condensado e mistura láctea, Nestlé (ninho), Nestlé (molico), Piracanjuba, Leite sol e Itambé para leite em pó e composto lácteo, sendo comparados entre si quanto a similaridade de suas embalagens a partir da aplicação de um checklist. Pelos resultados foi possível identificar uma elevada semelhança entre as embalagens de leite condensado e mistura láctea condensada, com um percentual de semelhança de 66,7% para a marca Mococa e 77,8% para a marca Triangulo. O mesmo foi verificado na análise das embalagens de leite em pó e composto lácteo em pó, com teores de similaridade variando de 44,4% a 88,9% entre as marcas, em relação aos quesitos avaliados no checklist. Os resultados desse trabalho indicam que o consumidor pode ser levado ao erro na compra desses produtos, devido ao uso do trade dress dos produtos tradicionais. Com base nisso, é necessário buscar formas de ampliar a discussão sobre o tema e informar o consumidor sobre o produto que está levando para casa de modo que ele tenha consciência da sua escolha.
Palavras-chave: Agroindústria
Indústria de alimentos - Embalagens
Produtos lácteos tradicionais
Produtos lácteos similares
Estratégia competitiva
Consumidor
Trade dress
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: NEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citação: BRAZ, Kecieli Martins. Estudo do grau de similaridade entre embalagens de produtos lácteos. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, SE, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15913
Aparece nas coleções:Agroindústria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kecieli_Martins_Braz.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.