Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16004
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMota Neta, Aurelina de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-27T11:04:23Z-
dc.date.available2022-07-27T11:04:23Z-
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationMota Neta, Aurelina de Oliveira. Estudantes surdos e perspectivas de inclusão no processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica regular : uma revisão. São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16004-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEnsino bilínguepor
dc.subjectLIBRASpor
dc.titleEstudantes surdos e perspectivas de inclusão no processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica regular : uma revisãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elizamar Ciríaco da-
dc.description.resumoA inserção de surdos no processo de ensino-aprendizagem em biologia se faz muito importante, haja vista a necessidade de compreensão de sinais, formas e imagens. Como os indivíduos surdos por muito tempo foram marginalizados a ter uma educação de qualidade e que respeita-se e valoriza-se as diferenças. Isto, por consequência, pode efetivar os nossos dispositivos legais que prezam por uma educação para todos. Com isso o processo bilíngue em ciências e biologia é quase sempre escasso. O presente estudo analisa a influência do ensino bilíngue na compreensão e no desenvolvimento do estudante surdo nas disciplinas de ciências e biologia na educação básica regular, com base em referencial bibliográfico. Foram analisados artigos, monografias e dissertações com o objetivo de formular uma revisão organizada sobre o tema. Após a definição dos critérios de inclusão e exclusão, um número final de 44 trabalhos foi coletado na plataforma Google Acadêmico e submetido à análise de conteúdo. A coleta e análise dos dados possibilitaram a categorização dos resultados em cinco subcategorias: principais desafios no planejamento das atividades do docente e intérprete, os principais entraves no processo de aprendizado e as soluções metodológicas encontradas no ensino de ciência e biologia para estudantes surdos. Diante disso, atestou-se o quanto se faz necessário a inserção de surdos em sala de aula, mediante um processo de conhecimento a inclusão do ensino bilingue, a fim de facilitar a interação entre ambas às partes.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Aurelina_Oliveira_Mota_Neta.pdf815,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.