Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16004
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota Neta, Aurelina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T11:04:23Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T11:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
dc.identifier.citation | Mota Neta, Aurelina de Oliveira. Estudantes surdos e perspectivas de inclusão no processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica regular : uma revisão. São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16004 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Ensino bilíngue | por |
dc.subject | LIBRAS | por |
dc.title | Estudantes surdos e perspectivas de inclusão no processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica regular : uma revisão | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elizamar Ciríaco da | - |
dc.description.resumo | A inserção de surdos no processo de ensino-aprendizagem em biologia se faz muito importante, haja vista a necessidade de compreensão de sinais, formas e imagens. Como os indivíduos surdos por muito tempo foram marginalizados a ter uma educação de qualidade e que respeita-se e valoriza-se as diferenças. Isto, por consequência, pode efetivar os nossos dispositivos legais que prezam por uma educação para todos. Com isso o processo bilíngue em ciências e biologia é quase sempre escasso. O presente estudo analisa a influência do ensino bilíngue na compreensão e no desenvolvimento do estudante surdo nas disciplinas de ciências e biologia na educação básica regular, com base em referencial bibliográfico. Foram analisados artigos, monografias e dissertações com o objetivo de formular uma revisão organizada sobre o tema. Após a definição dos critérios de inclusão e exclusão, um número final de 44 trabalhos foi coletado na plataforma Google Acadêmico e submetido à análise de conteúdo. A coleta e análise dos dados possibilitaram a categorização dos resultados em cinco subcategorias: principais desafios no planejamento das atividades do docente e intérprete, os principais entraves no processo de aprendizado e as soluções metodológicas encontradas no ensino de ciência e biologia para estudantes surdos. Diante disso, atestou-se o quanto se faz necessário a inserção de surdos em sala de aula, mediante um processo de conhecimento a inclusão do ensino bilingue, a fim de facilitar a interação entre ambas às partes. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aurelina_Oliveira_Mota_Neta.pdf | 815,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.