Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16004
Tipo de Documento: Monografia
Título: Estudantes surdos e perspectivas de inclusão no processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica regular : uma revisão
Autor(es): Mota Neta, Aurelina de Oliveira
Data do documento: 4-Ago-2021
Orientador: Silva, Elizamar Ciríaco da
Resumo: A inserção de surdos no processo de ensino-aprendizagem em biologia se faz muito importante, haja vista a necessidade de compreensão de sinais, formas e imagens. Como os indivíduos surdos por muito tempo foram marginalizados a ter uma educação de qualidade e que respeita-se e valoriza-se as diferenças. Isto, por consequência, pode efetivar os nossos dispositivos legais que prezam por uma educação para todos. Com isso o processo bilíngue em ciências e biologia é quase sempre escasso. O presente estudo analisa a influência do ensino bilíngue na compreensão e no desenvolvimento do estudante surdo nas disciplinas de ciências e biologia na educação básica regular, com base em referencial bibliográfico. Foram analisados artigos, monografias e dissertações com o objetivo de formular uma revisão organizada sobre o tema. Após a definição dos critérios de inclusão e exclusão, um número final de 44 trabalhos foi coletado na plataforma Google Acadêmico e submetido à análise de conteúdo. A coleta e análise dos dados possibilitaram a categorização dos resultados em cinco subcategorias: principais desafios no planejamento das atividades do docente e intérprete, os principais entraves no processo de aprendizado e as soluções metodológicas encontradas no ensino de ciência e biologia para estudantes surdos. Diante disso, atestou-se o quanto se faz necessário a inserção de surdos em sala de aula, mediante um processo de conhecimento a inclusão do ensino bilingue, a fim de facilitar a interação entre ambas às partes.
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Surdos
Inclusão escolar
Ensino bilíngue
LIBRAS
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Mota Neta, Aurelina de Oliveira. Estudantes surdos e perspectivas de inclusão no processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica regular : uma revisão. São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16004
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aurelina_Oliveira_Mota_Neta.pdf815,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.