Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Carlos Felipe Gualberto Lima-
dc.date.accessioned2022-07-27T11:12:27Z-
dc.date.available2022-07-27T11:12:27Z-
dc.date.issued2022-01-12-
dc.identifier.citationSantos, Carlos Felipe Gualberto Lima. O ensino de ciências e biologia em ambientes não formais : investigação de possíveis locais em Aracaju - SE. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16006-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectSites educacionaispor
dc.subjectTecnologias na educaçãopor
dc.subjectAracaju, SEpor
dc.titleO ensino de ciências e biologia em ambientes não formais : investigação de possíveis locais em Aracaju - SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Hirose, Gustavo Luís-
dc.description.resumoO ensino de ciências e de biologia apresentam-se como campo do conhecimento importantes para a formação inicial dos alunos da rede básica de ensino, possibilitando que eles desenvolvam senso crítico para as questões socioambientais. Existem ambientes fora dos limites formais de ensino que podem ser usados como meios educativos e de construção do conhecimento científico, esses espaços são chamados de ambientes nãoformais de ensino e diante do potencial educacional que eles possuem, o presente trabalho teve o objetivo de divulgar alguns dos ambientes não-formais de ensino da cidade de Aracaju - SE para os professores de ciências e biologia através da produção de um site que contém informações sobre os ambientes, listas de temáticas de aulas para cada um deles e modelos de roteiros de aulas como sugestões. Para que o objetivo fosse alcançado, foi feito uma investigação online para selecionar alguns ambientes na cidade, e em seguida realizadas visitas avaliativas para selecionar quais seriam utilizados na produção do site. Dos ambientes analisados, quatro foram selecionados para ser investigados e analisados na etapa seguinte, que diz respeito as análises de quais temáticas são possíveis de se trabalhar em aulas de ciências e biologia em cada turma do fundamental maior e do ensino médio. Na última etapa o site foi produzido e divulgado para os professores, que tiveram a opção de atribuir uma nota de um a cinco e deixar seu feedback, ambos para avaliar o conteúdo apresentado. Foi constado que o site foi bem recebido e bem avaliado pelos professores que o visitaram, com nota média de 4,76 de um total de 5, demonstrando que esse tipo de material tem potencial de ser uma produção capaz de contribuir com a utilização dos ambientes apresentados em aulas de ciências e biologia e assim inserir os alunos em um ambiente que contribui para o professor apresentar diversas questões socioambientais da qual eles estão inseridos e fazem parte.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos_Felipe_Gualberto_Lima_Santos.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.