Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16009
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Janice da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T11:20:11Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T11:20:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | Soares, Janice da Silva. Análise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipe. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16009 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | por |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica (PRP) | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Universidade Federal De Sergipe (UFS) | por |
dc.title | Análise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipe | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Luciane Moreno Storti de | - |
dc.description.resumo | A escola é um dos locais responsáveis pela formação de cidadãos ativos para melhorar a sociedade, pois é nela onde os alunos desenvolvem habilidades sociais, noções de mundo, conhecimento científico e respeito às diferenças. Para tanto, é preciso que tenhamos professores capacitados, que exerçam uma prática pedagógica contextualizada e dialogada, o que pode ser obtido com investimentos adequados na educação. Tendo isso em mente, foram criados diversos programas de incentivo à formação inicial de professores, sendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) exemplos disso. Um fator que tem muita influência na qualidade da educação é se os professores se identificam com o magistério, tendo em vista que muitos escolhem a docência em função de fatores econômicos, como a alta oferta de empregos. Diante disso, é importante que tenhamos ferramentas, como os programas citados, nos cursos de licenciatura que promovam essa identificação, e tais ferramentas devem ser constantemente avaliadas quanto a sua efetividade na construção da identidade do profissional docente. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência e em promover o desejo de contribuir com a formação básica da educação nos concludentes de licenciatura em biologia da Universidade Federal de Sergipe. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário por meio do Google Forms, contendo questões sobre as motivações e experiências pessoais dos alunos no estágio curricular, nos programas PIBID e PRP. O questionário foi respondido por 26 pessoas e os resultados mostraram que ambos os programas foram eficazes em gerar identificação docente, além de permitirem a consolidação das escolhas pela licenciatura nos participantes. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Janice_Silva_Soares.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.