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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSoares, Janice da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-27T11:20:11Z-
dc.date.available2022-07-27T11:20:11Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationSoares, Janice da Silva. Análise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipe. São Cristóvão, 2021. Monografia (Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16009-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapor
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica (PRP)por
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectUniversidade Federal De Sergipe (UFS)por
dc.titleAnálise da efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência em estudantes de Biologia da Universidade Federal De Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Luciane Moreno Storti de-
dc.description.resumoA escola é um dos locais responsáveis pela formação de cidadãos ativos para melhorar a sociedade, pois é nela onde os alunos desenvolvem habilidades sociais, noções de mundo, conhecimento científico e respeito às diferenças. Para tanto, é preciso que tenhamos professores capacitados, que exerçam uma prática pedagógica contextualizada e dialogada, o que pode ser obtido com investimentos adequados na educação. Tendo isso em mente, foram criados diversos programas de incentivo à formação inicial de professores, sendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) exemplos disso. Um fator que tem muita influência na qualidade da educação é se os professores se identificam com o magistério, tendo em vista que muitos escolhem a docência em função de fatores econômicos, como a alta oferta de empregos. Diante disso, é importante que tenhamos ferramentas, como os programas citados, nos cursos de licenciatura que promovam essa identificação, e tais ferramentas devem ser constantemente avaliadas quanto a sua efetividade na construção da identidade do profissional docente. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade do PIBID e PRP em promover a identificação com a docência e em promover o desejo de contribuir com a formação básica da educação nos concludentes de licenciatura em biologia da Universidade Federal de Sergipe. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário por meio do Google Forms, contendo questões sobre as motivações e experiências pessoais dos alunos no estágio curricular, nos programas PIBID e PRP. O questionário foi respondido por 26 pessoas e os resultados mostraram que ambos os programas foram eficazes em gerar identificação docente, além de permitirem a consolidação das escolhas pela licenciatura nos participantes.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

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