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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRezende, Tiago Santos-
dc.date.accessioned2022-07-27T12:15:13Z-
dc.date.available2022-07-27T12:15:13Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationRezende, Tiago Santos. Tempos pandêmicos : a importância das plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de ciências e biologia. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16020-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectPlataformas digitaispor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.titleTempos pandêmicos : a importância das plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de ciências e biologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elizamar Ciríaco da-
dc.description.resumoO ensino de ciências e biologia durante a pandemia do Covid 19 teve de ser totalmente repensado e adaptado a nova realidade escolar. As salas de aula passaram a ser salas virtuais, utilizando plataformas online. Os laboratórios passaram a usar diversas metodologias alternativas que pudessem aproximar os alunos do contexto científico. As plataformas digitais tiveram ampla participação durante esse processo de isolamento social, passaram a ser a sala de aula, o ambiente de interação e sobretudo conhecimento. Atrelado a isso, a adaptação à nova realidade tinha que ser seguida de estratégias adicionais que viesse a facilitar a fixação dos conteúdos abordados em sala, que pudessem ajudar na formação do aluno em um indivíduo crítico e ao mesmo tempo formado cientificamente. O objetivo desse trabalho foi analisar como as plataformas digitais, especialmente a de jogos, podem contribuir no processo de ensinoaprendizagem nas aulas de ciências e biologia em uma nova realidade. Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura baseada na metodologia proposta por Rother (2007) utilizando as palavras chaves descritoras: “jogos”, “gamificação”, “ensino de ciências” “plataformas digitais” e “COVID 19”, no período de março de 2020 à dezembro de 2021. Ao total tivemos 29 artigos selecionados, dentre esses, 18 estudos traziam a importância e uso de algumas plataformas digitais, onde as que apareceram em maior número foi o Google Classroom, Zoom, Google Meet e Google Formas e 11 retratavam a importância dos jogos digitais, destacando-se o Kahoot, Mentimeter e Canvas Educacional no cenário educacional pandêmico. Dessa forma, o levantamento e as descrições das plataformas estudadas podem vir a contribuir no ensino de ciências e biologia dos próximos anos, trazendo diversas metodologias alternativas para o uso em sala de aula e sobretudo melhor formação docente.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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