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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rezende, Tiago Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T12:15:13Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T12:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | Rezende, Tiago Santos. Tempos pandêmicos : a importância das plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de ciências e biologia. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16020 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Plataformas digitais | por |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.title | Tempos pandêmicos : a importância das plataformas digitais para o ensino-aprendizagem de ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elizamar Ciríaco da | - |
dc.description.resumo | O ensino de ciências e biologia durante a pandemia do Covid 19 teve de ser totalmente repensado e adaptado a nova realidade escolar. As salas de aula passaram a ser salas virtuais, utilizando plataformas online. Os laboratórios passaram a usar diversas metodologias alternativas que pudessem aproximar os alunos do contexto científico. As plataformas digitais tiveram ampla participação durante esse processo de isolamento social, passaram a ser a sala de aula, o ambiente de interação e sobretudo conhecimento. Atrelado a isso, a adaptação à nova realidade tinha que ser seguida de estratégias adicionais que viesse a facilitar a fixação dos conteúdos abordados em sala, que pudessem ajudar na formação do aluno em um indivíduo crítico e ao mesmo tempo formado cientificamente. O objetivo desse trabalho foi analisar como as plataformas digitais, especialmente a de jogos, podem contribuir no processo de ensinoaprendizagem nas aulas de ciências e biologia em uma nova realidade. Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura baseada na metodologia proposta por Rother (2007) utilizando as palavras chaves descritoras: “jogos”, “gamificação”, “ensino de ciências” “plataformas digitais” e “COVID 19”, no período de março de 2020 à dezembro de 2021. Ao total tivemos 29 artigos selecionados, dentre esses, 18 estudos traziam a importância e uso de algumas plataformas digitais, onde as que apareceram em maior número foi o Google Classroom, Zoom, Google Meet e Google Formas e 11 retratavam a importância dos jogos digitais, destacando-se o Kahoot, Mentimeter e Canvas Educacional no cenário educacional pandêmico. Dessa forma, o levantamento e as descrições das plataformas estudadas podem vir a contribuir no ensino de ciências e biologia dos próximos anos, trazendo diversas metodologias alternativas para o uso em sala de aula e sobretudo melhor formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tiago_Santos_Rezende.pdf | 744,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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