Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16311
Tipo de Documento: Monografia
Título: “Qual a possibilidade de um esquina eu virar réu?” : hip-hop, negritude e criminalização na grande Aracaju
Autor(es): Souza, Anna Lirys Silva de
Data do documento: 1-Abr-2022
Orientador: Reginato, Andréa Depieri de Albuquerque
Resumo: Este trabalho discute a forma como os fenômenos do Sistema Criminal, com enfoque para as estratégias de criminalização e a Seletividade Criminal, são abordados nas letras e discursos do movimento hip-hop, no cenário da Grande Aracaju. Nesse viés, objetivavase compreender como os artistas da cena mobilizam estes temas em seus trabalhos, correlacionando-os também à questão do racismo/negritude. Com fim de atingir esse propósito, foi feita uma análise das teorias da Criminologia da Reação Social, articulada com estudos acerca da questão racial compreendida na sua dimensão estrutural. A pesquisa procurou compreender a cena do próprio movimento hip-hop, como este se desenvolveu, seu discurso politizado, bem como as dinâmicas de marginalização e criminalização que este sofre, tanto num aspecto nacional, como no recorte local da Grande Aracaju. Para discutir os aportes da cena aracajuana, no recorte proposto, foi produzido um formulário-convite online direcionado a artistas integrantes do movimento na Grande Aracaju, foram selecionadas letras de raps desses artistas para análise prévia e realizadas entrevistas semi-estruturadas com rappers reconhecidos pública e notoriamente na cena local. Outrossim, a metodologia utilizada também incluiu a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de literatura dos estudos da Criminologia Crítica a partir da obra de Baratta (2002), bem como a teoria do Direito Penal do Inimigo de Zaffaroni (2007), e com questões raciais trazidas por Sueli Carneiro (2005), Silvio Almeida (2019) e Thula Pires (2013). No que se refere ao movimento hip-hop, também foram usadas como fontes os trabalhos de Luiz Geremias (2006), Volnei José Righi (2011) e, no recorte da Grande Aracaju, Angélica Ferreira da Silva (2020). O presente trabalho concluiu que os temas relacionados ao funcionamento do Sistema Criminal abordados nas letras e discursos do movimento hip-hop na Grande Aracaju traduzem a vivencia dos artistas, e revelam seletividade e discriminação com severas implicações raciais concernentes ao seu funcionamento, em consonância com os aportes teóricos invocados no estudo.
Abstract: This essay discusses the methods how phenomenons by the Criminal System, focusing on how strategies of criminalization and Criminal Selectivity, are addressed in the lyrics and speeches by the hip-hop movement at the Grande Aracaju. In this bias, it objectifies to understand how the artists in this scenario uses these themes in their artwork, correlating them to racism's or blackness' issues. For this purpose, it will be made an analysis of Criminology of Social Reaction, articulated with studies on racial issue understood in its structural dimension. The research looked to understand the own hiphop movement's scene, how it developed, its politized discourse, as well as the dynamics of marginalization and criminalization that it suffers, as in a national aspect, as in a local aspect at Grande Aracaju. To discuss the contributions of Aracaju scene, in the proposed cutting, it was produced an online invite-form directed to artists-members of the movement at the Grande Aracaju, it was selected lyrics of rap made by these artists to a previous analysis and it was executed semi-structured interviews with rappers recognized publicly and notoriously in the local scene. Futhermore, the methodology used also includes bibliographic research, through literature review of Critical Criminology by Baratta (2002), as Criminal Law of Enemy from Zaffaroni (2007) and racial issues from Sueli Carneiro (2005), Silvio Almeida (2019) and Thula Pires (2013). Regarding the hiphop movement, it was also used as references to studies from Luiz Geremias (2006), Volnei José Righi (2011) and, in the cutting of Grande Aracaju, Angélica Ferreira da Silva (2020). The present study concludes that themes concerning the operation of the Criminal System in the lyrics and discourses by the hip-hop movement at the Grande Aracaju translates these artists' experiences and reveals the selective and discrimination with severe racial implications, concerning to its operation in line with the theoretical contributions invoked in the study.
Palavras-chave: Direito
Ensino de direito
Criminologia
Seletividade criminal
Hip-hop
Racismo
Criminology
Criminalizatiton
Racism
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DDI - Departamento de Direito – São Cristóvão – Presencial
Citação: Souza, Anna Lirys Silva de. “Qual a possibilidade de um esquina eu virar réu?” : hip-hop, negritude e criminalização na Grande Aracaju. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Direito) – Departamento de Direito, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16311
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anna_Lirys_Silva_Souza.pdf797,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.