Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16385
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A ludicidade na educação infantil entre sorrisos e gargalhadas
Título(s) alternativo(s): La ludicidad en la educación infantil entre sonrisas y risas
Autor(es): Oliveira, Laura Paula de
Gregorio, Lucinete Maria de Amorim
Arruda, Erotildes Romana de Amorim
Data do documento: Ago-2021
Resumo: O seguinte trabalho busca demonstrar a relevância da ludicidade no progresso cognitivo dos alunos da educação infantil. Demonstrando que tal abordagem auxilia no desenvolvimento do ensinoaprendizagem e no desenvolvimento de múltiplas habilidades como imaginação, concentração e memorização. Ao utilizar o lúdico nos aproximamos da linguagem infantil o que possibilita o envolvimento das crianças nas atividades pedagógicas. Por intermédio da ludicidade, as crianças se comunicam, constitui relações sociais, adquiri conhecimentos, fatores estes que promovem integralmente o seu desenvolvimento. Buscamos assim, examinar e compreender a relevância da ludicidade para a educação infantil, como metodologia no processo de ensino aprendizagem, bem como se esta propicia ou não um aprendizado prazeroso no decorrer de sua vida escolar. Evidenciando que o professor deverá ser um mediador e um sujeito ativo no desenvolver das atividades lúdicas, colocando-se sempre no lugar da criança quanto as suas limitações e expectativas, fazendo com que assim as atividades fluam e atinjam os objetivos esperados.
Abstract: El siguiente trabajo busca demostrar la relevancia de la ludicidad en el progreso cognitivo de los estudiantes de educación infantil. Demostrando que este enfoque ayuda en el desarrollo de la enseñanza-aprendizaje y en el desarrollo de múltiples habilidades como la imaginación, la concentración y la memorización. Mediante el uso del juego, nos acercamos al lenguaje de los niños, lo que permite que los niños participen en actividades pedagógicas. A través de la ludicidad, los niños se comunican, constituyen relaciones sociales, adquieren conocimientos, factores que promueven plenamente su desarrollo. Así, buscamos examinar y comprender la relevancia de la ludicidad para la educación infantil, como metodología en el proceso de enseñanza del aprendizaje, así como si proporciona o no un aprendizaje agradable a lo largo de su vida escolar. Evidenciando que el docente debe ser un mediador y un sujeto activo en el desarrollo de actividades lúdicas, colocándose siempre en el lugar del niño como sus limitaciones y expectativas, haciendo así que las actividades fluyan y alcancen los objetivos esperados.
Palavras-chave: Ludicidade
Desenvolvimento
Linguagem infantil
Desarrollo
Lenguaje infantil
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.30
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16385
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LudicidadeEducacaoInfantil.pdf166,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.