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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16429
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Dupla excepcionalidade na perspectiva da formação de graduandos de pedagogia |
Título(s) alternativo(s): | Double excepcionality from the perspective of training pedagogy graduates |
Autor(es): | Santos, Ariane Luzia dos |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a importância de se estudar dupla excepcionalidade na formação inicial dos graduados em Pedagogia que irão lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é apresentar um panorama dos programas de ensino de cinco disciplinas de quatro diferentes cursos de licenciatura em pedagogia que abarcam conteúdos sobre alunos que precisam de atendimento educacional especializado, visando detectar os tópicos relacionados à dupla excepcionalidade, em particular altas habilidades/superdotação (AH/SD) e transtorno do espectro autista (TEA). Além disso, almeja – se que este trabalho possa contribuir para analisar a formação inicial dos licenciados em Pedagogia no que refere-se ao atendimento educacional especializado dos estudantes com dupla excepcionalidade. Conclui-se que as ementas das disciplinas analisadas não contemplam esta temática considerada e que há a necessidade de um olhar multidisciplinar sobre a dupla excepcionalidade no âmbito educacional. |
Abstract: | This work deals with the importance of studying double excepcionality in the initial training of graduates in Pedagogy who will teach in Kindergarten and in the early years of Elementary School. The objective of this bibliographical research is to present an overview of the teaching programs of five disciplines of four different undergraduate courses in pedagogy that cover contents about students who need specialized educational assistance, aiming to detect topics related to double excepcionality. In particular high abilities/giftedness (AH/SD) and autism spectrum disorder (ASD). In addition, it is hoped that this work can contribute to analyze the initial training of graduates in Pedagogy with regard to the specialized educational care of students with AH/SD. It is concluded that the syllabuses of the analyzed disciplines do not contemplate with desirable depth this theme considered and that there is a need for a multidisciplinary look on the double exceptionality in the educational field. |
Palavras-chave: | Altas habilidades Superdotação Formação docente Transtorno do espectro autista High abilities Giftedness Teacher education Autism spectrum disoder |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.19 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16429 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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