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dc.contributor.authorSouza, Fernanda de-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:58:18Z-
dc.date.available2022-10-07T22:58:18Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16437-
dc.description.abstractEste artículo presenta un análisis sobre el proceso de disputas que se configura en torno al proyecto formativo de Bachillerato integrado a la Educación Profesional. Desarrollado através de la investigación bibliográfica y el análisis documental, parte de los conceptos de Estado expandido y hegemonía, abordando el papel de la escuela como aparato privado de hegemonía, en la construcción de propuestas conservadoras o progresistas. Presenta las principales categorías formativas expresadas por los intelectuales orgánicos (capitalistas y progresistas) para estructurar las políticas de formación para la Ensenãnza Media y la Educación Profesional a partir de la década de los 1990. Sobre todo, aborda los principios presentes en la Reforma de la Ensenãnza Media, establecida por la Ley n° 13.415/2017, estableciendo un contraste con la materialidad concreta, a partir del análisis de la experiencia innovadora de integración curricular desarrollada en el Campus Jacarezinho del Instituto Federal de Paraná. Encuentra que la propuesta de integración curricular en curso está marcada por una hibridación de conceptos pedagógicos y curriculares, incorporando elementos de carácter progresivo, como la politécnica y el trabajo como principio educativo, permeado por la retórica del Nueva Ensenãnza Media y categorías como: flexibilidad, autonomía, proyecto de vida, emprendimiento.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectIntegração curricularpor
dc.subjectReforma do Ensino Médiopor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectIntegración curricularfra
dc.subjectReforma de la Ensenãnza Mediaspa
dc.subjectHegemoníaspa
dc.titleIntegração curricular no Ensino Médio Técnico: hegemonia e disputas em torno do projeto formativopt_BR
dc.title.alternativeIntegración Curricular en Enseñanza Media Técnica: hegemonía y disputas en torno al proyecto formativospa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma análise a respeito do processo de disputas que se configura em torno do projeto formativo do Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, parte dos conceitos de Estado ampliado e hegemonia, abordando o papel da escola enquanto aparelho privado de hegemonia, na construção de propostas conservadoras ou progressistas. Apresenta as principais categorias formativas expressas pelos intelectuais orgânicos (capitalistas e progressistas) para estruturar as políticas de formação para o Ensino Médio e para a Educação profissional a partir da década de 1990. Aborda, sobretudo, os princípios presentes na Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei no 13.415/2017, estabelecendo um contrapondo com a materialidade concreta, a partir da análise da experiência inovadora de integração curricular desenvolvida no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná. Constata que a proposta de integração curricular em curso é marcada por um hibridismo de concepções pedagógicas e curriculares, incorporando elementos de cunho progressista, como a politecnia e o trabalho como princípio educativo, permeados pela retórica do Novo Ensino Médio e categorias como: flexibilidade, autonomia, projeto de vida, empreendedorismo.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.51-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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