Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Rosa Virgínia Oliveira Soares de-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:59:45Z-
dc.date.available2022-10-07T22:59:45Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16447-
dc.description.abstractTaking as a guideline the importance of textbooks (hereinafter LD) as artifacts for the construction of subjectivities, agreeing that they are used in an expressive way in Brazilian classrooms and admitting their persuasive potential in relation to the target audience, this article is based on based on our previous analyzes, and on how gender relations are portrayed in the images, texts and exercises proposed in the Portuguese language teaching collections, regarding professions, protagonism of characters, personalities and some everyday scenes found there.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectGêneropor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectCenaspor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectTextbookpor
dc.subjectScenespor
dc.titleCenas generificadas em livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeGenerated scenes in portuguese language bookseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoTomando como norte a importância dos livros didáticos (doravante LD) enquanto artefatos de construção das subjetividades, concordando que eles são utilizados de maneira expressiva nas salas de aula brasileiras e admitindo seu potencial de persuasão em relação ao público a que se destinam, este artigo embasa-se em nossas análises anteriores, e versa sobre o modo como as relações de gênero estão retratadas nas imagens, textos e exercícios propostos nas coleções didáticas de língua portuguesa, no tocante a profissões, protagonismo dos personagens, personalidades e algumas cenas do cotidiano ali encontradas.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.11-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CenasGenerificadasLivrosDidaticos.pdf171,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.