Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Rosa Virgínia Oliveira Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T22:59:45Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T22:59:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16447 | - |
dc.description.abstract | Taking as a guideline the importance of textbooks (hereinafter LD) as artifacts for the construction of subjectivities, agreeing that they are used in an expressive way in Brazilian classrooms and admitting their persuasive potential in relation to the target audience, this article is based on based on our previous analyzes, and on how gender relations are portrayed in the images, texts and exercises proposed in the Portuguese language teaching collections, regarding professions, protagonism of characters, personalities and some everyday scenes found there. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Cenas | por |
dc.subject | Gender | por |
dc.subject | Textbook | por |
dc.subject | Scenes | por |
dc.title | Cenas generificadas em livros didáticos de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title.alternative | Generated scenes in portuguese language books | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Tomando como norte a importância dos livros didáticos (doravante LD) enquanto artefatos de construção das subjetividades, concordando que eles são utilizados de maneira expressiva nas salas de aula brasileiras e admitindo seu potencial de persuasão em relação ao público a que se destinam, este artigo embasa-se em nossas análises anteriores, e versa sobre o modo como as relações de gênero estão retratadas nas imagens, textos e exercícios propostos nas coleções didáticas de língua portuguesa, no tocante a profissões, protagonismo dos personagens, personalidades e algumas cenas do cotidiano ali encontradas. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.11 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CenasGenerificadasLivrosDidaticos.pdf | 171,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.