Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16470
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Tecnologias educacionais: potencialidades na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Educational technologies: potentialities in early childhood education |
Autor(es): | Miranda, Patrícia dos |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Esse texto tem como objetivo discutir sobre a Tecnologia Educacional (TE) como uma potencialidade atrelada a materiais ou modo de pensar que não se restrinja apenas ao uso do digital. Temos como recorte analítico, pensar sobre as tecnologias não digitais em relação ao processo de ensino e aprendizagem das crianças da primeira infância (que vai até os 6 anos). Dentre os principais resultados desse estudo, percebemos que a mediação entre o digital e o analógico pelo professor é de extrema importância, uma vez que a união entre esses dois formatos tecnológicos servem como um potencializador no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Os principais autores que orientam as reflexões aqui desenvolvidas são: (SALES, 2018); (LOPES,2016); (KENSKI,2012), ( BROUGÈRE,1998). |
Abstract: | This text aims to discuss Educational Technology (ET) as a potential linked to materials or a way of thinking that is not restricted to the use of digital only. We have as an analytical perspective, thinking about non-digital technologies in relation to the teaching and learning process of early childhood children (up to 6 years old). Among the main results of this study, we realize that the mediation between digital and analog by the teacher is extremely important, since the union between these two technological formats serve as an enhancer in the development of children in Kindergarten. The main authors that guide the reflections developed here are: (SALES, 2018); (LOPES, 2016) ;( KENSKI, 2012), (BROUGÈRE, 1998). |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Educação infantil Brincar Educational technology Early childhood education Play |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.23 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16470 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TecnologiasEducacionaisEducacaoInfantil.pdf | 147,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.