Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16470
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Tecnologias educacionais: potencialidades na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Educational technologies: potentialities in early childhood education
Autor(es): Miranda, Patrícia dos
Data do documento: Set-2021
Resumo: Esse texto tem como objetivo discutir sobre a Tecnologia Educacional (TE) como uma potencialidade atrelada a materiais ou modo de pensar que não se restrinja apenas ao uso do digital. Temos como recorte analítico, pensar sobre as tecnologias não digitais em relação ao processo de ensino e aprendizagem das crianças da primeira infância (que vai até os 6 anos). Dentre os principais resultados desse estudo, percebemos que a mediação entre o digital e o analógico pelo professor é de extrema importância, uma vez que a união entre esses dois formatos tecnológicos servem como um potencializador no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Os principais autores que orientam as reflexões aqui desenvolvidas são: (SALES, 2018); (LOPES,2016); (KENSKI,2012), ( BROUGÈRE,1998).
Abstract: This text aims to discuss Educational Technology (ET) as a potential linked to materials or a way of thinking that is not restricted to the use of digital only. We have as an analytical perspective, thinking about non-digital technologies in relation to the teaching and learning process of early childhood children (up to 6 years old). Among the main results of this study, we realize that the mediation between digital and analog by the teacher is extremely important, since the union between these two technological formats serve as an enhancer in the development of children in Kindergarten. The main authors that guide the reflections developed here are: (SALES, 2018); (LOPES, 2016) ;( KENSKI, 2012), (BROUGÈRE, 1998).
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Educação infantil
Brincar
Educational technology
Early childhood education
Play
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.23
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16470
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnologiasEducacionaisEducacaoInfantil.pdf147,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.