Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Karina Santana-
dc.contributor.authorZogaib, Simone-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:32:28Z-
dc.date.available2022-10-07T23:32:28Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16485-
dc.description.abstractThis article presents the results of a teaching experiment carried out with 20 children from a kindergarten class at “Lar de Zizi”, Aracaju/SE. This study is part of a research project approved by the Scientific Initiation Scholarship Program – PIBIC/UFS and is also linked to the Child, Childhood and Education Study and Research Group (GEPCIE/UFS). It aimed to investigate evidence of the spatial sense of 3-year-old children, which emerge in their interactions, plays and tasks in early childhood education at “Lar de Zizi”. It was carried out in three phases: exploratory, teaching experiment and retrospective data analysis from a qualitative approach supported by an interpretive epistemological basis of investigation. Highlights evidence on spatial orientation and spatial visualization skills presented by children in the 4 episodes of the teaching experiment.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectSentido espacialpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectSpatial senseeng
dc.titleSentido espacial infantil: um estudo com crianças de 3 anos do Lar de Zizi, Aracaju - SEpt_BR
dc.title.alternativeChildren's space sense: a study with 3-year-old children from the "Zizi Home", Aracaju - SEeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta resultados de um experimento de ensino realizado com 20 crianças de uma turma de educação infantil do “Lar de Zizi”, Aracaju/SE. Tal estudo faz parte de um projeto de pesquisa aprovado pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFS e também está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Criança, Infância e Educação (GEPCIE/ UFS). Teve por objetivo investigar evidências do sentido espacial de crianças de 3 anos, que emergem em suas interações, brincadeiras e tarefas na educação infantil do “Lar de Zizi”. Foi realizado em três fases: exploratória, experimento de ensino e análise retrospectiva dos dados a partir de uma abordagem qualitativa sustentada em uma base epistemológica interpretativa de investigação. Destaca evidências sobre habilidades de orientação espacial e visualização espacial apresentadas pelas crianças nos 4 episódios do experimento de ensino.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.13-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SentidoEspacialInfantil.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.