Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Karina Santana | - |
dc.contributor.author | Zogaib, Simone | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T23:32:28Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T23:32:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16485 | - |
dc.description.abstract | This article presents the results of a teaching experiment carried out with 20 children from a kindergarten class at “Lar de Zizi”, Aracaju/SE. This study is part of a research project approved by the Scientific Initiation Scholarship Program – PIBIC/UFS and is also linked to the Child, Childhood and Education Study and Research Group (GEPCIE/UFS). It aimed to investigate evidence of the spatial sense of 3-year-old children, which emerge in their interactions, plays and tasks in early childhood education at “Lar de Zizi”. It was carried out in three phases: exploratory, teaching experiment and retrospective data analysis from a qualitative approach supported by an interpretive epistemological basis of investigation. Highlights evidence on spatial orientation and spatial visualization skills presented by children in the 4 episodes of the teaching experiment. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Sentido espacial | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject | Spatial sense | eng |
dc.title | Sentido espacial infantil: um estudo com crianças de 3 anos do Lar de Zizi, Aracaju - SE | pt_BR |
dc.title.alternative | Children's space sense: a study with 3-year-old children from the "Zizi Home", Aracaju - SE | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta resultados de um experimento de ensino realizado com 20 crianças de uma turma de educação infantil do “Lar de Zizi”, Aracaju/SE. Tal estudo faz parte de um projeto de pesquisa aprovado pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFS e também está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Criança, Infância e Educação (GEPCIE/ UFS). Teve por objetivo investigar evidências do sentido espacial de crianças de 3 anos, que emergem em suas interações, brincadeiras e tarefas na educação infantil do “Lar de Zizi”. Foi realizado em três fases: exploratória, experimento de ensino e análise retrospectiva dos dados a partir de uma abordagem qualitativa sustentada em uma base epistemológica interpretativa de investigação. Destaca evidências sobre habilidades de orientação espacial e visualização espacial apresentadas pelas crianças nos 4 episódios do experimento de ensino. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.13 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SentidoEspacialInfantil.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.