Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16490
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Avaliação da aprendizagem escolar: percepções e práticas docentes |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of school learning: perceptions and teaching practices |
Autor(es): | Santos, Maria Helena Alves dos Silva, Eunice Maria da |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar percepções de docentes sobre avaliação da aprendizagem, buscando conhecer como ocorre a sua prática em sala de aula. Para tanto, esta pesquisa foi respaldada pelos pressupostos da abordagem qualitativa, realizada em campo para observar o fenômeno da maneira como ocorre, utilizando, ainda, a estratégia do estudo de caso, bem como, observação direta, diário de campo e questionário como recursos de coleta de informações, o estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino da Rede Pública, no Município de Paulo Afonso – BA. Tem como fundamentação estudos de Esteban (2014); Luckesi (2002; 2011; 2014); Hoffmann (2005; 2010; 2011), entre outros. A partir dos dados obtidos foi possível apreender percepções de avaliação que emergiram nos dizeres e práticas das docentes, sinalizando que a avaliação da aprendizagem ainda possui caráter pontual. Embora algumas falas expressem o entendimento de avaliação como processo, as contradições são evidenciadas, sobretudo pelas afirmações que apontam a preocupação com a metodologia e o planejamento, no entanto, a tomada de decisão não é visualizada. Desse modo, os olhares das docentes se distanciam da concepção de avaliação que oportuniza situações de aprendizagens. |
Abstract: | The main objective of this work was to analyze the perceptions of teachers about learning assessment, seeking to know how their practice takes place in the classroom . Therefore, this research was supported by the assumptions of the qualitative approach, carried out in the field to observe the phenomenon as it occurs, also using the case study strategy, as well as direct observation, field diary and questionnaire as resources of collection of information, the study was developed in an educational institution of the Public Network, in the city of Paulo Afonso – BA. It is based on studies of Esteban (2014); Luckesi (2002; 2011; 2014); Hoffmann (2005; 2010; 2011), among others. From the data obtained, it was possible to apprehend evaluation perceptions that emerged in the teachers' sayings and practices, signaling that the learning evaluation still has a specific character. Although some statements express the understanding of evaluation as a process, contradictions are evidenced, especially by statements that point to the concern with methodology and planning, however, decisionmaking is not seen. In this way, the views of the professors distance themselves from the concept of evaluation that provides opportunities for learning situations. |
Palavras-chave: | Percepções docentes Avaliação da aprendizagem Práticas pedagógicas Teacher perceptions Learning assessment Pedagogical practices |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.11.04 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16490 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoAprendizagemEscolar.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.