Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16503
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlmeida, Lidiane Pires dos Santos Ribeiro de-
dc.contributor.authorBicalho, Maria Gabriela-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:36:44Z-
dc.date.available2022-10-07T23:36:44Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16503-
dc.description.abstractThe present work presents the results of a research carried out in a School of the State Network of Sergipe, in Aracaju. The research aimed to investigate the application of ICT in the school's computer laboratory, for this, we went to the school - twice - to observe the practice of using the laboratory by teachers and students, in the midst of our observation, we asked some questions to both involved. The motivation for the research arose from the emergence of investigating the application of ICT in Education and, from this perspective, to know about the theoretical conception of Informatics in Education for Education in the researched context. Finally, what is the question: Informatics in Education or Education with Informatics? Such questioning was the anchor that guided the research problem, important due to the emergence of discussing the insertion of TIC in Education. For the research methodology, we defined it to be of a qualitative nature and we appropriated the theoretical bets of the exploratory and descriptive approach. The research was not submitted to any ethics committee, we only had the authorization of the school, teachers and students to carry it out.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicação (TIC)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectComputer educationpor
dc.titleInformática na educação: qual a concepção?pt_BR
dc.title.alternativeComputers in education: what is the conception?eng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa realizada numa Escola da Rede Estadual de Sergipe, em Aracaju. A pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação das tic no laboratório de informática da escola, para isso, fomos até a referida escola - por duas vezes - observar a prática de utilização do laboratório pelos professores e alunos, em meio a nossa obervação fizemos algumas perguntas a ambos os envolvidos. A motivação pela pesquisa surgiu por conta da emergência de se investigar a aplicação das tic na Educação e, nessa perspectiva, saber sobre a concepção teórica de Informática na Educação para a Educação no contexto pesquisado. Finalmente, qual a questão: Informática na Educação ou Educação com Informática? Tal questionamento foi a âncora que norteou o problema da pesquisa, importante pela emergência de se discurtir a inserção das tic na Educação. Para a metodologia da pesquisa definimos ser de natureza qualitativa e nos apropriamos dos apostes teóricos da abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa não foi submetida a nenhum comitê de ética, apenas tivemos a autorização da escola, professores e alunos para realizá-la.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.21-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
InformaticaEducacaoQualConcepcao.pdf113,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.