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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Aldemir Torres da-
dc.contributor.authorSilva Neto, João Ferreira da-
dc.contributor.authorPereira, Magda Tavares-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:40:34Z-
dc.date.available2022-10-07T23:40:34Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16510-
dc.description.abstractThis paper is a cut from a work’s completion of course in mathematics that aimed to describe how mathematics teachers choose the textbook, identifying which criteria are taken into consideration for this choice. For this, we made an observation about the teachers' activities in relation to the textbook and applied a questionnaire to 10 mathematics teachers from state public schools in the municipality of Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil. The results, in addition to corroborating previous studies, underscore the need for investments in teacher training, initial and continuing, which enable a better choice of the textbook that will be used in the classroom. Better working conditions for the teacher and a more reflective analysis of schools' educational practices are also needed.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectDidactic bookeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleO livro didático e o professor de matemática: seleção ou imposição?pt_BR
dc.title.alternativeThe textbook and the mathematics teacher: selection or imposition?por
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em matemática que objetivou descrever como professores de matemática escolhem o livro didático, identificando que critérios são levados em consideração para essa escolha. Para isso, fizemos uma observação sobre as atividades dos professores em relação ao livro didático e aplicamos um questionário junto a 10 professores de matemática de escolas públicas estaduais do município de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Os resultados, além de corroborar estudos anteriores, ressaltam a necessidade de investimentos em formação docente, inicial e continuada, que possibilitem uma melhor escolha do livro didático que será utilizado em sala de aula. São necessárias também melhores condições de trabalho para o professor e uma análise mais reflexiva das práticas educacionais das escolas.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.10-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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