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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Renata Mendes de-
dc.contributor.authorVieira, Maria Vilmária Santos-
dc.contributor.authorEtcheverria, Teresa Cristina-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:41:25Z-
dc.date.available2022-10-07T23:41:25Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16516-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the teaching action of womens teachers of schools in the field by teaching, remotely or remotely, the aritmetic concepts. Our focus of discussion was based on Vergnaud's ideas regarding the teaching of additive situations. The data collected through semistructured interviews conducted via mobile phone reveal that in 2020, during the Covid-19 pandemic, the interviewed womens teachers chose to develop their classes using the use of vídeos, audios, printed activities as a support resource, and also the textbook. It was also observed that the difficulty of parents in guiding contextualized problem situations, led them womens teachers to work with simple and more direct situations, with a low degree of complexity.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectAritméticapor
dc.subjectConceitos aritméticospor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectAritmetic conceptseng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleO ensino de geometria nos anos iniciais: relatos de professoras sobre a práxis realizada no período de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geometry for the early years: teacher’s reports on práxis held in the period of pandemicpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar a ação docente de professoras de escolas do campo ao ensinarem, de forma remota ou à distância, os conceitos aritméticos. Nosso foco de discussão esteve amparado nas ideias de Vergnaud referentes ao ensino de situações aditivas. Os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas via telefone móvel, revelam que no ano de 2020, durante a pandemia do Covid-19, as professoras entrevistadas optaram por desenvolver suas aulas tendo como recurso de apoio o uso de vídeos, áudios, atividades impressas e, também, do livro didático. Também, observou-se que a dificuldade dos pais em orientar situações-problema contextualizadas, as levou a trabalhar com situações simples e mais diretas, com baixo grau de complexidade.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.08-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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