Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16516
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O ensino de geometria nos anos iniciais: relatos de professoras sobre a práxis realizada no período de pandemia |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of geometry for the early years: teacher’s reports on práxis held in the period of pandemic |
Autor(es): | Farias, Renata Mendes de Vieira, Maria Vilmária Santos Etcheverria, Teresa Cristina |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a ação docente de professoras de escolas do campo ao ensinarem, de forma remota ou à distância, os conceitos aritméticos. Nosso foco de discussão esteve amparado nas ideias de Vergnaud referentes ao ensino de situações aditivas. Os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas via telefone móvel, revelam que no ano de 2020, durante a pandemia do Covid-19, as professoras entrevistadas optaram por desenvolver suas aulas tendo como recurso de apoio o uso de vídeos, áudios, atividades impressas e, também, do livro didático. Também, observou-se que a dificuldade dos pais em orientar situações-problema contextualizadas, as levou a trabalhar com situações simples e mais diretas, com baixo grau de complexidade. |
Abstract: | This article aims to analyze the teaching action of womens teachers of schools in the field by teaching, remotely or remotely, the aritmetic concepts. Our focus of discussion was based on Vergnaud's ideas regarding the teaching of additive situations. The data collected through semistructured interviews conducted via mobile phone reveal that in 2020, during the Covid-19 pandemic, the interviewed womens teachers chose to develop their classes using the use of vídeos, audios, printed activities as a support resource, and also the textbook. It was also observed that the difficulty of parents in guiding contextualized problem situations, led them womens teachers to work with simple and more direct situations, with a low degree of complexity. |
Palavras-chave: | Matemática Aritmética Conceitos aritméticos Anos iniciais Pandemia Aritmetic concepts Early years Pandemic |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.08 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16516 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoConceitosAritmeticosCovid-19.pdf | 122,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.