Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLisbôa, Gabriela Araujo de Santana-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:54:55Z-
dc.date.available2022-10-07T23:54:55Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16557-
dc.description.abstractThis article discusses the importance of a decolonised curriculum for the contribution of anti-racist pedagogical practises in the context of Early Childhood Education. It emphasises the implications of law 10,639/03 in Early Childhood Education, the obstacles of the coloniality of knowledge in pedagogical practises, as well as the decolonisation of the curriculum for a liberating and anti-racist education from an early age. Authors such as MACEDO (2018); GOMES (2012, 2013 and 2020); CAVALLEIRO (2007), among others, are the theoretical basis of the discussion. At the end of the reflections it is evident that the decolonisation of the curriculum for the realisation of anti-racist practises in early childhood education requires not only a reflection on curricular structures, the productions of practises and knowledge mediated by teachers, textbooks and/or the dynamics of schools themselves, but a "structural epistemic change". In addition, this decolonisation needs to be understood as a gain in democratic construction, which in fact promotes equal opportunities for the different ethnic-racial and social segments.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação antirracistapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleCurrículo e práticas pedagógicas antirracistas na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist curriculum and pedagogical practices in early childhood educationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a importância de um currículo descolonizado para a contribuição de práticas pedagógicas antirracistas no contexto da Educação Infantil. O mesmo enfatiza as implicações da lei 10.639/03 na Educação Infantil, os entraves da colonialidade do saber nas práticas pedagógicas, bem como a descolonização do currículo para uma educação libertadora e antirracista desde a mais terna idade. Autores/as como MACEDO (2018); GOMES (2012, 2013 e 2020); CAVALLEIRO (2007), entre outros, são o embasamento teórico da discussão. Ao fim das reflexões fica evidente que a descolonização do currículo para efetivação de práticas antirracistas na educação infantil exige não apenas uma reflexão sobre as estruturas curriculares, as produções de práticas e saberes mediados por professores, livros didáticos e/ou a própria dinâmica das escolas, mas uma “mudança epistêmica estrutural”. Além disso, essa descolonização precisa ser compreendida como um ganho de construção democrática, que promova de fato a igualdade de oportunidades para os diferentes segmentos étnicoraciais e sociais.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.12-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CurriculoPraticasPedagogicasAntirracistasEducacaoInfantil.pdf143,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.