Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16558
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Sequência didática: uma proposta metodológica para produção de histórias em quadrinhos digitais |
Título(s) alternativo(s): | Teaching sequence: a methodological proposal for digital comics production |
Autor(es): | Santos Júnior, Israel Domingos dos Araújo, Célia Maria de |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma proposta metodológica, através de uma Sequência Didática (SD), que reúne o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para estudantes da educação básica com o estudo do gênero discursivo “Histórias em quadrinhos digitais". O trabalho oferece toda a estrutura da SD, apresentando inicialmente um resumo e, em seguida, evidenciando cada módulo com os objetos do conhecimento, objetivos educacionais, procedimentos metodológicos e avaliação. O aporte teórico está fundamentado no Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, considerando a sua importância no contexto mundial, aspectos legais do ensino de Língua Inglesa na educação básica brasileira e os princípios da Abordagem Comunicativa, além da apresentação do potencial das Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico. Por fim, a presente proposta pretende contribuir para o ensino de Língua Inglesa unido ao estudo de um gênero discursivo, no caso, através da produção de Histórias em Quadrinhos Digitais, de maneira significativa e efetiva. |
Abstract: | This article presents a methodological proposal, through a Teaching Sequence (TS), which brings together the teaching-learning of English Language for students of basic education with the study of the discursive genre “digital comics.” The work offers the entire structure of the TS, presenting initially a summary and then evidencing each module with the objects of knowledge, educational objectives, methodological procedures and evaluation. The theoretical contribution is based on English Language Teaching-Learning, considering its importance in the world context, legal aspects of teaching of English Language in Brazilian Basic Education and the principles of the Communicative Approach, in addition to the presentation of the potential of Comics as a pedagogical resource. In case, through the production of Digital Comics, in a significant and effective way. |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos Inglês como segunda língua Sequência didática Comics English as a second language Teaching sequence |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.10 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16558 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SequenciaDidaticaPropostaMetodologica.pdf | 125,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.