Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzeredo, Luciana Aparecida Silva de-
dc.contributor.authorBartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro-
dc.contributor.authorSantos, Jailton Bartho-
dc.date.accessioned2022-10-08T00:07:07Z-
dc.date.available2022-10-08T00:07:07Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16588-
dc.description.abstractAs federal public school teachers, in Brazil, we aim to investigate the curricular aspects of three integrated technical courses. Specifically, we analyzed: i) the type of training that is expected to be offered to students, with regard, above all, to professional aspects; and ii) how the implementation of formative integration in integrated technical courses is oriented. Results point to a quantitative and qualitative advance in the provision of technical education in the federal network, but, at the same time, it demonstrates a lack of guiding parameters for the integration of basic, integral and propaedeutic education, with technical and professional training for the work world. One of the courses we analyzed presents some progress towards an integrative practice. In the other two, gaps were noted in this regard. Discussions on the (re) construction of a truly integrated curriculum for technical courses have taken place within the scope of federal education, and the courses have been undergoing reformulations since 2019.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCursos técnicos integradospor
dc.subjectRede federal de educação brasileirapor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectOrganização didático-curricularpor
dc.subjectIntegrated technical coursespor
dc.subjectFederal brazilian education networkpor
dc.titleCursos técnicos integrados da rede federal de educação brasileira: aspectos da organização didático-curricular e da formação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeIntegrated technical courses of the Brazilian federal education network: aspects of didactic-curricular organization and professional trainingeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoComo professores do ensino público federal, no Brasil, objetivamos investigar aspectos curriculares de três cursos técnicos da modalidade integrada ao Ensino Médio. Especificamente, analisamos: i) o tipo de formação que se espera oferecer aos alunos, no que tange, sobretudo, ao caráter profissionalizante; e ii) como é orientada a concretização da integração formativa em cursos técnicos da modalidade integrada. Resultados apontam um avanço, quantitativo e qualitativo, na oferta de ensino técnico na rede federal, mas, ao mesmo tempo, demonstra falta de parâmetros norteadores para a integração da formação básica, integral e propedêutica, com a formação técnica, de caráter profissionalizante, para o mundo do trabalho. Um dos cursos analisados apresenta progressos para uma prática integradora. Nos outros dois, foram observadas lacunas nesse sentido. Discussões sobre a (re)construção de um currículo verdadeiramente integrado para os cursos técnicos são desenvolvidas no âmbito da educação federal, e os cursos passam por reformulações, desde 2019.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.11.03-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CursosTecnicosIntegradosRedeFederal.pdf138,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.