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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16683
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Tessituras da educação contextualizada na educação do/no campo: a sequência didática para o ensino das ciências ambientais |
Autor(es): | Lima, Maria Milena Ferreira |
Data do documento: | 29-Abr-2021 |
Orientador: | Batista, Rosana de Oliveira Santos |
Resumo: | A educação contextualizada, com a sequência didática, na educação no/do campo é uma ferramenta de fundamental importância para a conservação da biodiversidade. Conciliar a conservação dos diversos biomas brasileiros e os recursos naturais com o desenvolvimento social e econômico tem sido um dos maiores desafios da contemporaneidade, o que coloca em evidência a educação contextualizada no/do campo. As escolas do campo surgem como um espaço potencial de transformação da realidade, em que o espaço de educação básica, pode dialogar com a realidade dos educandos, contribuindo para o enraizamento do pertencimento ao território como também fortalecer a retomada das práticas agroecológicas. Nessa dimensão, está pesquisa analisa a educação contextualizada, com sequência didática no bioma caatinga, para as escolas do/no campo sergipano, contribuindo com a discussão da relação sociedadenatureza em escolas camponesas, a fim de fomentar o sentimento de pertencimento ao território pelo vivido e concebido no bioma Caatinga. Como produto dessa dissertação escolhemos por produzir projetos de sequência didática com o uso da metodologia ativa(PBL) para construir um caderno pedagógico, enquanto ferramenta pedagógica na educação contextualizada do/no campo. No tocante aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se de natureza básica e/ou bibliográfica, analítico-descritivo com abordagem qualitativa e insere-se a descrição da saúde/ambiente na correlação Educação Contextualizada e Ensino das ciências ambientais. Esta pesquisa básica é teórica tem o objetivo de ampliar a compreensão das possibilidades de produção de projetos educacionais com o método ativo, na especificidade, da aprendizagem baseada em projetos para o ensino das ciências ambientais, a qual se propõe analisar as contribuições da interdisciplinaridade, frente à educação contextualizada para a convivência com o bioma Caatinga. Destarte, esperamos que essa dissertação sirva de inspiração, para despertar o olhar dos docentes e toda comunidade escolar, a ter um olhar perspicaz para a individualidade de cada aluno, sem perder a percepção que este é um ser coletivo, que carrega em si, as vivências de seus familiares, comunidade e território, que se somam as suas próprias vivências, traduzidas em conhecimento. |
Palavras-chave: | Educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Biodiversidade Ciências ambientais Didática Educação contextualizada Interdisciplinaridade Sequência didática Metodologia ativa |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Citação: | LIMA, Maria Milena Ferreira. Tessituras da educação contextualizada na educação do/no campo: a sequência didática para o ensino das ciências ambientais. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16683 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
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