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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16919
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Educar pela pesquisa : uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História |
Autor(es): | Oliveira, Lauro Roberto Ferreira |
Data do documento: | 29-Jul-2022 |
Orientador: | Conceição, Joaquim Tavares da |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade demonstrar o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo que gera protagonismo nos alunos, aplicando a metodologia da história oral como processo de produção de saberes históricos nos anos finais do Ensino Fundamental. O intuito é incentivar a aprendizagem do componente curricular História, aproximando os estudantes de processos, práticas e procedimentos de análise e investigação. Especificamente busca-se compreender a utilização da pesquisa como princípio educativo e científico no ensino de História; aplicar a metodologia da história oral para desenvolver o protagonismo dos estudantes na produção do conhecimento histórico e elaborar uma cartilha com sugestões ao professor sobre educar pela pesquisa utilizando a metodologia da história oral para coleta de memórias de expressão oral, por meio da utilização das técnicas de entrevista. A proposta defendida foi aplicada em uma turma do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alvina Rocha, no município de Seabra, estado da Bahia, a partir da coleta de relatos orais de moradores da comunidade quilombola do Agreste, Seabra/BA. Os discentes investigaram aspectos históricos, educacionais, identitários e culturais da comunidade quilombola do Agreste. No processo, devidamente orientado, os alunos aplicaram os procedimentos de pesquisa da história oral, entrevistaram vários colaboradores e produziram documento histórico por meio da transcrição da entrevista. Aplicando os princípios da história oral analítica, buscaram identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar os documentos produzidos, com a finalidade de desenvolver habilidades autorais elaborando um artigo. A partir desta experiência, apresento uma cartilha como produto final que contém sugestões ao professor para a aplicação do princípio do “educar pela pesquisa” a partir do uso da metodologia da história oral, com algumas possibilidades temáticas para pesquisas em comunidades e culturas quilombolas. |
Abstract: | This paper aims to demonstrate the use of research in the classroom as an educative principle that generates protagonism in the students, by applying the methodology of oral history as a process of production of historical knowledge over the final years of Basic Education. The intent is to encourage learning in the History curricular component, bringing the students closer to processes, practices and procedures of analysis and investigation. Specifically, it seeks to comprehend the usage of research as an educative and scientific principle in History teaching; to apply the oral history methodology in order to develop the protagonism of the students in the production of historical knowledge and elaborate a booklet with suggestions to the teacher about educating through research by using the oral history methodology to gather memories of oral expressions, by means of the use of interview techniques. The defended proposal was applied in a 9th grade class of Basic Education at the Alvina Rocha Municipal School, in the municipality of Seabra, state of Bahia, from the gathering of oral reports from residents of the Quilombola community of Agreste, Seabra, Bahia. The learners investigated historical, educational, identity and cultural aspects of the Quilombola community of Agreste. In the process, properly oriented, the students applied the research procedures of oral history, interviewed several collaborators and produced a historical document through the transcription of the interview. By applying the principles of analytic oral history, they sought to identify, compare, contextualize, interpret and analyze the documents produced, with the purpose of developing author skills by elaborating an article. From this experience, I present a booklet as a final product that contains suggestions to the teacher for the application of the principle of “educating through research” from the use of oral history methodology, with some thematic possibilities for research in Quilombola communities and cultures. |
Palavras-chave: | Ensino de história História oral Quilombolas na Bahia Educar pela pesquisa População quilombola Produção do saber histórico Educating through research History teaching Oral history Quilombola population Production of historical knowledge |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | OLIVEIRA, Lauro Roberto Ferreira. Educar pela pesquisa : uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16919 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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