Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16920
Tipo de Documento: Livro
Título: Educar pela pesquisa: o uso da história oral no ensino de história
Autor(es): Oliveira, Lauro Roberto Ferreira
Data do documento: 2022
Orientador: Conceição, Joaquim Tavares da
Resumo: A pesquisa encontra-se detalhada na dissertação Educar pela pesquisa: uma abordagem a partir da aplicação da História oral no ensino de História. Nosso propósito aqui é contribuir, de forma introdutória, com quem deseja trabalhar na perspectiva do Educar pela pesquisa aplicando os pressupostos da história oral. A demanda de aplicação da metodologia da história oral tem crescido no Brasil. Entre outros aspectos, ela diversifica os caminhos em direção ao conhecimento, valoriza a autonomia do aluno que age sobre a produção de saber de forma colaborativa e ajuda a despertar as perspectivas que falam em favor de um reforço da consciência histórica, científica, cultural das pessoas e de suas comunidades. A pesquisa com história oral ajuda o estudante a entender que a história não é feita somente por grandes homens, com seus grandes feitos – mas abrange, igualmente, as histórias de todos os outros indivíduos, com suas tradições, práticas, saberes, projetos, desejos, expectativas, emoções e frustações.
Palavras-chave: Educar pela pesquisa
Ensino de história
História oral
População quilombola
Produção do saber histórico
Produto educacional
Parte de : Educar pela pesquisa : uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16920
Aparece nas coleções:História (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAURO_ROBERTO_FERREIRA_OLIVEIRA-ProdEduc.pdf15,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.