Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17241
Document Type: Monografia
Title: Ryan é top : o case de merchandising entre a TIM e um personagem da telenovela Amor de Mãe
Authors: Clemente, Eliel Vítor dos Santos
Issue Date: 20-May-2022
Advisor: Vilas Bôas, Valéria Maria Sampaio
Resumo : A análise fílmica da telenovela Amor de Mãe desenvolvida neste trabalho visa a apontar um dos métodos da prática conhecida no Brasil como merchandising editorial. Essa técnica consiste em utilizar o momento do entretenimento para apresentar ao público um produto ou serviço. Para tanto, nesta monografia selecionou-se o caso do personagem Ryan, um cantor em ascensão em Amor de Mãe, em que a anunciante TIM é incluída dentro da trama em um arco que dialoga com o desenvolvimento do próprio personagem. Foram analisadas cenas de quatro capítulos em que o personagem interage com a anunciante ao ser convidado para fazer uma campanha da marca, cruzando a linha da dramaturgia ao tornar um personagem de ficção em um dos patrocinados de uma marca real. O objetivo proposto neste trabalho é entender quais as estratégias utilizadas na construção desse arco narrativo entre a TIM e o Ryan, de modo que a operadora conseguisse comunicar as mensagens sobre o serviço oferecido de forma natural e cativante para o telespectador. Os resultados da análise concluíram que esse diálogo aconteceu de forma fluida, apresentando novos contornos à carreira do personagem e também influenciando no âmbito romântico.
Keywords: Comunicação Social
Publicidade
Merchandising editorial
Amor de Mãe (telenovela)
TIM
Propaganda
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citation: Clemente, Eliel Vítor dos Santos. Ryan é top : o case de merchandising entre a TIM e um personagem da telenovela Amor de Mãe. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17241
Appears in Collections:Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliel_Vitor_Santos_Clemente.pdf693,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.